Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Artigos

O lucro vem primeiro


Por: REDAÇÃO Portal

Na dica de leitura semanal, Aloísio Sotero sugere o livro "Lucro Primeiro", do colunista Mike Michalowicz, do Wall Street Journal

Na dica de leitura semanal, Aloísio Sotero sugere o livro

Foto: Aloísio Sotero escreve todas as sextas-feira no Movimento Econômico/Foto: cortesia

27/08/2020
    Compartilhe:

Por Aloísio Sotero

O livro Lucro Primeiro, do renomado colunista Mike Michalowicz, do Wall Street Journal, nos mostra como transformar negócios em um empreendimento próspero e lucrativo.

Mike nos ensina um método simples e prático de como fazer orçamento, gerenciar o caixa e não cair na armadilha de que receita é lucro.

Na gestão e no planejamento convencional de lucratividade se utiliza, em geral, a formula: Vendas - Despesas = Lucro. Essa é uma poderosa armadilha do crescimento sem lucro, onde vender não significa necessariamente lucrar, pois muitas vezes vender mais implica em gastar mais.

Já o livro Mike Michalowicz traz uma nova abordagem da seguinte forma: Vendas - Lucro = Despesas. Dessa maneira, a empresa define o valor total das despesas fixas e variáveis previamente para atingir o lucro desejado.

O sistema de definir em primeiro lugar o lucro antes das despesas leva para uma adequação a se obter o lucro projetado, independentemente do tamanho da empresa. Por isso, focar inicialmente no lucro coloca atenção nos resultados e na geração de caixa livre.

"Uma empresa financeiramente saudável é o resultado de uma série de pequenas vitórias financeiras diárias, não de um grande momento. Lucratividade não é um acontecimento. É um hábito. Uma atitude mental", diz trechos do livro. Lembro-me da lição aprendida com um empresário vitorioso que perguntava sempre: "Essa sua ideia ou proposta é para ganhar dinheiro ou gastar dinheiro"? Simples assim.

Este livro é minha leitura recente e tenho usado de forma exitosa nos cursos de Finanças que ministro e. em especial, nas mentorias de análise de lucratividade para empreendedores em tempos de transformação digital. E mais recentemente, na engenharia financeira dos novos empreendimentos na área de educação digital e varejo online.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook