Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Artigos

Pretensão salarial: saiba como abordar corretamente esse tema


Por: REDAÇÃO Portal

Ao questionar sobre a pretensão salarial, as empresas contratantes querem se certificar de que corresponderá às expectativas dos candidatos.

Ao questionar sobre a pretensão salarial, as empresas contratantes querem se certificar de que corresponderá às expectativas dos candidatos.

Foto: Bruno Cunha/Foto: divulgação

12/09/2020
    Compartilhe:

Quanto você gostaria de ganhar ou melhor, qual a sua pretensão salarial? Em linhas gerais, essa é uma pergunta decisória para aqueles que se candidatam a uma vaga de emprego. Por isso, saber responder essa pergunta é um passo importante para quem busca uma recolocação profissional.

Apesar disso, poucas pessoas sabem como responder adequadamente esse tipo de pergunta e sequer preparam-se para elas. Não tão raro, alguns deixam de se manifestar e, consequentemente, acabam ficando de fora da seleção para determinada vaga. Mas, afinal, qual a importância da pretensão salarial?

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, preparei algumas dicas especiais neste artigo. Continue a leitura e descubra o que levar em consideração na hora de apresentar o salário mais justo para posição que deseja ocupar. Acompanhe!

O que é pretensão salarial?

A pretensão salarial pode ser compreendida como o salário que um indivíduo pretende receber em troca da sua atividade profissional, ou seja, para desempenhar uma função específica ou ocupar um determinado cargo. Em outras palavras, ela nada mais é do que aquilo que você considera um pagamento justo pelo seu trabalho.

Esse tipo de questão pode ser abordada durante as fases finais de todo processo seletivo e, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nem sempre deve estar destacada no currículo de um candidato — a menos que a descrição da vaga exija. Por outro lado, é comum que algumas pessoas fiquem em dúvidas em relação ao tema, comportamento esse que está diretamente relacionado ao medo de ser eliminado no processo seletivo.

Para que serve essa informação?

Ao questionar sobre a pretensão salarial, as empresas contratantes querem se certificar de que corresponderá às expectativas dos candidatos. Antes de publicar uma vaga, as organizações dispõem de um orçamento pré-estabelecido para determinada posição. Por isso, além de estar de acordo com as necessidades financeiras do candidato, é possível também atrair talentos adequados ao nível salarial de cada vaga.

Então, o que levar em consideração na sua pretensão salarial?

Antes de qualquer coisa, é fundamental deixar claro que nesse assunto não há uma resposta certa, onde cada contexto deve ser analisado de maneira criteriosa.

Pessoas empregadas que são convidadas a ocupar uma nova posição geralmente tendem a elevar sua pretensão salarial. Por outro lado, os empregados insatisfeitos podem simplesmente aceitar um novo cargo com salário equivalente — e ainda tem aqueles fora do mercado de trabalho. Nesse caso, o ideal é levar em conta o seu último salário.

Para exterminar de vez as suas dúvidas em relação ao tema, separei algumas dicas muito importantes e indispensáveis na hora de definir sua pretensão salarial. Veja abaixo!

Analise o mercado de trabalho

O primeiro passo para estar em conformidade com as disponibilidades financeiras das contratantes é observar a faixa salarial aplicada no mercado para a mesma função. Compare com outras empresas e veja como elas remuneram de acordo com o cargo pretendido.

De modo geral, esse valor corresponderá exatamente à média paga a estes profissionais, levando em consideração outros fatores, como a experiência e qualificação, por exemplo. Esses cuidados servem tanto para quem está se deslocando hierarquicamente na mesma organização quanto para quem vai mudar de empresa.

Avalie o cenário econômico geral

Em momentos de profunda crise e instabilidade financeira, os postos de trabalho se fecham e normalmente os salários tendem a diminuir drasticamente (em torno de 30 a 40%). Por isso, é importante verificar como a empresa se comporta em relação a eventuais momentos de crise.

Assim, sinalizar uma pretensão com valor equivalente a posição anterior versus situação atual econômica pode melhorar as suas chances de ser contratado. Isso porque, salários mais altos podem impactar negativamente os recrutadores, tendo em vista que o talento poderá ser seduzido para outra organização que apresente melhores salários.

Pondere sobre sua experiência

Assim como a experiência profissional, a qualificação dos candidatos devem ser levadas em conta na hora de estabelecer uma meta salarial. Portanto, é preciso que o valor corresponda a formação acadêmica, mas também esteja de acordo com o seu tempo de experiência profissional e trajetória no mercado de trabalho. Para quem está em busca de uma transição de carreira, pensar no salário tendo como base as experiências profissionais anteriores pode não apresentar um resultado positivo para a nova posição que deseja ocupar.

Vale uma última dica? Uma análise de empregabilidade é uma excelente alternativa para perceber como você é visto pelo Rh’s no mercado de trabalho, quanto vale suas competências, alinhar o discurso sobre o assunto pretensão salarial e assim maximizar o sucesso nas entrevistas de emprego. Acesse o link para agendar sua análise de empregabilidade agora mesmo!

Sobre Bruno Cunha

Me chamo Bruno Cunha, sou Headhunter & Consultor de Carreira, atendo diariamente inúmeros profissionais que tem como objetivo crescer hierarquicamente em sua organização, alcançar salários melhores, desenvolver sua carreira ou se recolocar profissionalmente. Com mais de 16 anos na área, desenvolvi métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

Visite seus canais no Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook