Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Tecnologia

Recife sedia amanhã a primeira etapa Nordeste do Conecta Startup Brasil


Por: REDAÇÃO Portal

Empreendedores são desafiados a desenvolver soluções para grandes empresas

Empreendedores são desafiados a desenvolver soluções para grandes empresas
15/01/2020
    Compartilhe:

Nesta quinta-feira (16/01), o Recife vai sediar o primeiro grande encontro, na região Nordeste, do Conecta Startup Brasil. O evento Welcome Aboard Conecta Startup Brasil acontecerá no Museu Cais do Sertão, a partir das 9h00.

O Conecta Startup Brasil tem como principal objetivo estimular os empreendedores de startups. O programa também visa capacitar esses empreendedores e conectá-los às empresas que têm necessidade de soluções inovadoras. Com o Conecta Startup Brasil, as startups terão a oportunidade de desenvolver essas soluções.

Assim, os empreendedores ampliam suas bases de negócios e se tornam cada vez mais preparados para os desafios do mercado. Já para as empresas, o programa é uma oportunidade para fortalecer a cultura de inovação aberta e participar do ecossistema de inovação.

Eventos semelhantes ao que chega ao Recife estão sendo realizados em cada região do País para envolver as equipes empreendedoras e startups locais. O “Conecta Startup Brasil” é resultado de uma ação conjunta entre o MCTIC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, agência vinculada ao MCTIC. “Objetivo é de apoiar startups e empreendedores em estágio inicial localizados em todas as regiões do Brasil”, explica Ruben Delgado, presidente da Softex.

Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em aportes. Foram selecionadas 100 equipes sendo 20 times de cada região que trabalharão para solucionar um dos 237 desafios reais mapeados pelas 50 empresas que aderiram ao Programa em agosto, entre as quais estão 3M, Grupo Boticário, Natura, Usiminas, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson, Fiat e Basf.

Das 1.877 equipes empreendedoras inscritas no Programa, 27,8% são do Sudeste, 26,3% do Nordeste, 19,5% do Sul, 14,4% do Norte e 12% do Centro-Oeste. Na divisão pelo maior número de inscritos, São Paulo lidera com 190, seguido pelo Rio de Janeiro (127), Santa Catarina (119), Paraná (118) e Rio Grande do Sul (111).Considerando as áreas de atuação, nota-se uma grande representatividade de startups das áreas de Agronegócio (16%), Saúde e Bem-estar (16%) e Indústria 4.0 (15%).

Ao todo são 19 startups do nordeste participando do Conecta. Cinco de Pernambuco. São elas a Stayhall, Dispor Energia, iChords, Flink e Omniturn. 

Uma conquista do programa envolve a capacitação de empreendedores – startups e indústrias para a atuação em projetos de inovação tecnológica por meio de plataforma de ensino a distância – EAD, que já conta com 1.192 alunos de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Para Ruben Delgado, presidente da Softex, é essencial destacar a preocupação dos executores em expandir a cultura empreendedora para todas as regiões do país. “Nosso objetivo foi sempre mobilizar e aumentar a densidade do ecossistema de inovação. Por isso, durante toda a fase de seleção desenvolvemos uma série de ações regionais que nos permitiram impactar mais de 10 mil pessoas, capacitar 1.209 profissionais, promover 144 horas de mentoria e selecionar 395 mentores e embaixadores, responsáveis por representar o Programa dentro de sua comunidade”.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook