Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Uso de e-mail segue em alta impondo às empresas automação de processos


Por: REDAÇÃO Portal

Mas, como toda solução digital, as empresas precisam criar um ambiente de governança para que as transformações na área de tecnologia e sistemas de automação de processos sejam de fato utilizadas, e não caiam em desuso. Andrade avalia que c

Mas, como toda solução digital, as empresas precisam criar um ambiente de governança para que as transformações na área de tecnologia e sistemas de automação de processos sejam de fato utilizadas, e não caiam em desuso. Andrade avalia que c
31/08/2019
    Compartilhe:

Luciana Carneiro Leão e Patrícia Raposo

Um  estudo feito pelo Email Statistics Report revela que o uso do e-mail segue em tendência de alta em todo mundo. Em 2016, era 2,6 bilhões de e-mails em uso na Internet e, para 2020, as projeções apontam para nada menos que 3 bilhões. Em outras palavras, o estudo mostra que quase metade da população mundial estará usando e-mail no  final do próximo ano.

Isso joga por terra as teorias de que o e-mail está em desuso. As redes socais e aplicativos como WhastApp e Telegram, de fato, absorveram grande parte da comunicação antes feita por e-mail, mas isso tem sido mais frequente nas relações pessoas. No campo empresarial, profissional ou de negócios, ele é amplamente usado. É difícil encontrar uma empresa que não use esta ferramenta.

No entanto, pesquisa do McKinsey Global Institute e da International Data Corporation (IDC), revela que os profissionais gastam 25% do tempo respondendo e-mails. Aí está o ponto: como usar o e-mail de forma otimizada, evitando tanta perda de tempo com as mensagens?

No Recife, a Safetec parece ter a resposta. Com mais de 10 anos de mercado e instalada no Porto Digital, ela firmou parceria indiana OrangeScape Technologies – uma das maiores em soluções de automação de processos no mundo, presente em 121 países e com mais de 10 mil clientes -, para a oferecer ao mercado a plataforma Kissflow, que nada mais é que uma interface de fácil uso entre líderes, gestores e colaboradores que podem compartilhar em tempo real, sem limite de armazenamento, suas demandas e necessidades.

Roberto Andrade, diretor de Serviços da Safetec

“Os benefícios para as empresas serão traduzidos no ganho de tempo para solucionar pequenos problemas, e que entravam a produtividade num ambiente empresarial”, explica o diretor de Serviços da Safetec, Roberto Andrade. Ele cita, por exemplo, controles relacionados à solicitação de férias, despesas e reembolso de viagens, atendimento, compras, que são geralmente objetos de mensagens por e-mail e facilmente caem em descontrole e falta de acompanhamento. Sem falar no item de segurança de dados. “Boa parte do tempo gasto com essas demandas poderia ser poupado se os processos fossem automatizados e deixassem de ser tratados por e-mail”.

A plataforma permite que as informações sejam compartilhadas em tempo real a partir de um painel de controle. Além disso, o sistema possibilita a complementação, integração e colaboração de outros modelos que estejam também sendo utilizados por empresas de qualquer porte. Qualquer usuário do kissflow pode fazer comentários e tirar dúvidas relacionadas às tarefas internas em seus setores. “É uma plataforma para otimizar, gerenciar e acompanhar todo o trabalho da empresa”, ressalta Andrade.

Cultura de governança

Mas, como toda solução digital, as empresas precisam criar um ambiente de governança para que as transformações na área de tecnologia e sistemas de automação de processos sejam de fato utilizadas, e não caiam em desuso. Andrade avalia que caberá aos gestores e líderes empresariais repassar  à sua equipe o comprometimento com os investimentos relacionados à automação e dessa forma criar ambiente de negócios mais produtivos, competitivos, eficientes e seguros.

Em tempo de gestão 4.0 nas empresas, as automações dos processos internos aliadas à inovação tornaram-se imperativos em ambientes corporativo. Estima-se, segundo pesquisa Forrester, que a automação de processos traz um ganho de 30 % a 50% de eficiência para atividades de apoio (backoffice) e 15% a 30% para profissionais que produzem informação (knowledge workers).  Ou ainda, dados da consultoria americana Gartner, 80% das empresas que conduzem projetos de automação de processos experimentam uma taxa interna de retorno da ordem de 15%.

Foto principal: Tecnologia foto criado por creativeart – br.freepik.com

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook