A CBTU Recife inicia, a partir do dia 8 de junho, uma reforma no Ramal Camaragibe que deve durar cerca de seis meses. A intervenção prevê a substituição de todos os dormentes (estruturas que sustentam os trilhos) no trecho entre as estações Camaragibe e Rodoviária, impactando diretamente a operação do sistema.
Durante o período das obras, os trens passarão a circular em via singela, ou seja, compartilhando um único trilho nos dois sentidos. Com isso, haverá aumento no intervalo entre as viagens, que será de aproximadamente 30 minutos ao longo do dia. A partir das 20h30, o tempo de espera será ainda maior, chegando a cerca de 45 minutos, exigindo atenção redobrada dos usuários do transporte.
Segundo a CBTU, a reforma é necessária para readequar a via e garantir mais segurança e eficiência na operação. Após a conclusão dos trabalhos, a expectativa é de aumento na velocidade dos trens, redução dos intervalos e ampliação da capacidade de transporte, com mais viagens disponíveis para a população.
A Prefeitura do Recife deu início a uma operação de identificação e cadastramento das famílias prejudicadas pelas fortes chuvas registradas no início de maio. A ação tem como objetivo incluir os moradores aptos no programa Auxílio Pernambuco, criado pelo Governo do Estado para oferecer um pagamento único de R$ 2,5 mil às famílias de baixa renda que comprovarem prejuízos materiais causados pelo período chuvoso.
Para executar o levantamento, aproximadamente 150 servidores de 12 secretarias e órgãos municipais participaram de uma capacitação realizada no dia 1º de junho. A mobilização marca o início das visitas técnicas, que ocorrerão até 10 de junho.
Após a conclusão do trabalho, a Prefeitura encaminhará, no dia 11 de junho, a relação das famílias identificadas ao Governo do Estado, responsável pela análise final dos critérios e pela liberação dos recursos. A expectativa é que cerca de 3,5 mil famílias sejam beneficiadas nos municípios atingidos.
As equipes percorrerão 76 áreas mapeadas pela Defesa Civil do Recife, abrangendo 845 ruas e uma população estimada em 28 mil pessoas em regiões sujeitas a alagamentos. Nas áreas de morro, o levantamento contará com a lista de imóveis classificados como de Risco Muito Alto (R4), elaborada a partir de vistorias anteriores.
Durante as visitas domiciliares, os técnicos irão verificar os danos causados pelas chuvas e confirmar as informações dos moradores junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As primeiras localidades atendidas incluem Cajueiro, Apipucos, Dois Irmãos, Monteiro, Poço da Panela, Nova Morada, Vila Felicidade, Curado e Ibura de Baixo.
A Prefeitura reforça que o cadastramento será realizado exclusivamente nas residências afetadas. Por isso, os moradores não devem procurar a Defesa Civil nem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para solicitar inclusão no programa. Caberá ao Município identificar as famílias atingidas, elaborar relatórios sobre os prejuízos e encaminhar a documentação à Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas.
De acordo com as regras estabelecidas pelo Governo de Pernambuco, para receber o auxílio a família deverá atender simultaneamente aos seguintes requisitos: possuir laudo da Defesa Civil que comprove danos ao imóvel ou a bens essenciais; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo; manter cadastro ativo e atualizado no CadÚnico; e residir em município com situação de emergência reconhecida pelo Estado.
Os danos considerados para concessão do benefício incluem destruição total ou parcial de imóveis, além de prejuízos em móveis e eletrodomésticos considerados essenciais para a rotina familiar.
A Polícia Federal deflagrou a Operação Check-in em Pernambuco para investigar a atuação de uma organização criminosa suspeita de corrupção de servidores públicos, desvio de recursos públicos e fraudes em licitações envolvendo contratos com a Prefeitura do Recife. A ação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
As investigações tiveram início em 2026, a partir da apreensão de canhotos de cheques durante a Operação Firenze, que indicaram o pagamento de vantagens indevidas a um agente público do alto escalão da gestão municipal por parte de uma empresa contratada pela prefeitura. Os desvios teriam ocorrido em contratos de terceirização de mão de obra no ano de 2020, período em que a empresa investigada recebeu cerca de R$ 25,8 milhões, sendo aproximadamente R$ 17 milhões oriundos de recursos federais.
De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que o prejuízo aos cofres públicos pode ser ainda maior, já que a empresa mantinha contratos com o município em anos anteriores. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, documentos, veículos e uma quantia em dinheiro não divulgada. Ao todo, 32 policiais federais e dois auditores da CGU participaram da operação. Não houve prisões até o momento. Os investigados podem responder por crimes como corrupção ativa e passiva, organização criminosa, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Em nota, a Prefeitura do Recife afirmou que não é alvo da operação e destacou que o caso envolve contratos de uma empresa terceirizada. A gestão municipal também informou que está à disposição dos órgãos de controle para colaborar com as investigações.
Hospital da Restauração localizado no bairro do Derby. Foto: Reprodução/Everaldo Silva/TV Globo
O Hospital da Restauração (HR) informou, na manhã desta terça-feira (2), que João Lucas Nemezio, de 11 anos, e Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, vítimas de ataque de tubarão no Grande Recife, apresentam estabilidade clínica, sem novos sangramentos. Eles continuam recebendo assistência multidisciplinar da unidade de saúde, respectivamente, na UTI Pediátrica e na UTI Geral. Os dois ataques foram registrados em pouco mais de 24h, em Jaboatão dos Guararapes e no Recife, envolvendo as espécies cabeça-chata e tigre.
Doação de sangue
O HR reforça a necessidade de manutenção dos estoques de sangue para o atendimento de pacientes em estado grave. A Fundação Hemope convoca os voluntários aptos à doação a contribuírem. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-081-1535. Na capital pernambucana, o hemocentro fica na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O espaço fica aberto das 07h15 às 18h30.
No próprio Hospital da Restauração (HR) também funciona uma unidade de coleta de sangue, de domingo a domingo, das 7h15 às 17h30. Qualquer pessoa pode comparecer de forma espontânea. Grupos de doadores também podem se organizar para doar. É possível agendar o horário da doação, através do telefone 3181-5722.
O que é preciso para doar sangue?
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou apresentar formulário de autorização.
Ataques
Com o ataque ocorrido nesta segunda-feira (1º), Pernambuco registra 84 incidentes com tubarão desde 1992, início da série histórica. Desse total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha. Somente na praia de Boa Viagem, são 25 casos. Em 2026, agora são três ataques registrados próximo ao continente.
Por meio de nota, o Governo de Pernambuco disse que, em janeiro de 2025, foram instaladas 150 novas placas de alerta ao longo dos 33 quilômetros da faixa litorânea sujeita a incidentes com tubarões, abrangendo o trecho entre a Praia do Farol, em Olinda, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Desse total, 60 placas foram instaladas no Recife.
O corre nosso de cada dia: o empreendedorismo nas favelas do Grande Recife – Letícia Rodrigues
CBN Recife
0:00
0:00
Ao contrário do que muitos pensam, as favelas são um território fértil para o florescimento de sonhos. Não se deixe enganar pelas ruas esburacadas, pelos ônibus lotados, pelas jornadas duplas, às vezes triplas, de trabalho. É diante de tudo isso que jovens somam a criatividade ao instinto de sobrevivência para movimentar a economia local e reinventar seus próprios futuros.
Em 2025, o Instituto Data Favela, por meio do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que mais de cinco milhões de moradores de comunidades urbanas brasileiras empreendem ou trabalham por conta própria. Esse é o caso de Pâmela Bandeira, de 27 anos, moradora da comunidade do Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife. “Eu comecei na ideia de querer ganhar dinheiro, sem ter muita orientação de como administrar um negócio. Não tive oportunidade de continuar estudando porque eu precisava ajudar minha mãe financeiramente com as despesas de casa”, conta a empreendedora.
A jovem iniciou sua trajetória no ramo da beleza logo após se formar no ensino médio, realizando atendimentos à domicílio como designer de sobrancelhas. Hoje, a empreendedora ampliou os serviços estéticos com extensões de cílios e limpeza de pele, além de conquistar o sonho do próprio estúdio, dentro da própria casa, reformado com as próprias mãos. “O meu estúdio é uma extensão da minha casa. E a minha mãe me ajudou muito nesse processo de reforma, pintura, ela fez muita coisa. Ela botou porta, botou pia, e me deu um suporte muito grande em outras coisas”.
Arquivo pessoal/Pâmela Bandeira
Mas, apesar de movimentar mais de R$ 300 bilhões por ano, ainda de acordo com o Data Favela, empreender na comunidade também exige enfrentar barreiras diárias que, muitas vezes, começam antes mesmo do atendimento. “Por exemplo, uma das grandes problemáticas daqui é em relação ao ônibus, porque a gente só tem a linha ‘Alto do Pascoal’ para atender o pessoal aqui de cima. Ou seja, isso também dificulta a vinda dos clientes para cá”.
Além dos obstáculos que já atravessam o dia a dia de quem vive nesses territórios, empreendedores como Pâmela também precisam aprender, quase sempre sozinhos, a administrar um negócio sem apoio técnico, orientação ou políticas públicas voltadas à realidade das comunidades. “A grande dificuldade de ser empreendedor periférico é realmente a falta de orientação, sabe? Foi só neste ano que eu consegui um curso gratuito pelo Sebrae que explodiu minha cabeça. Se eu soubesse de todas as informações que eu aprendi nesse curso antes, talvez meu negócio estivesse maior”.
Os desafios do empreendedorismo para moradores de comunidades urbanas ainda passam pelas rotas e sonhos que precisam ser recalculados no meio do caminho. “Quando eu comecei na área da beleza eu era musicista e meu sonho era fazer faculdade de música. Na época, eu estudava violão, violoncelo e fazia canto coral”, relata Pâmela.
Para se dedicar ao negócio, a empreendedora precisou abrir mão da bolsa no Conservatório Pernambucano de Música. No entanto, o desejo de cursar graduação não foi esquecido. “Eu quero fazer do meu negócio um um negócio mais próspero, e também quero usufruir disso para estudar”.
Agora, Pâmela aposta no crescimento do estúdio para retomar o projeto interrompido. Na favela, viver do próprio negócio ainda pode ser um sonho construído entre escolhas difíceis, improvisos e, especialmente, insistência diária de quem aprendeu cedo que desistir não é e nunca será uma opção.
Um homem de 57 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante pelo feminicídio da ex-esposa de 40 anos, identificada apenas como Karla. O caso aconteceu em Belo Jardim, no Agreste do estado.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi levado à delegacia e, após realização dos procedimentos cabíveis, ficou à disposição da justiça. A vítima foi encontrada morta em um terreno coberto por matagal localizado ao lado da sua residência, onde o crime aconteceu. Ela foi encontrada com ferimentos causados por golpes de faca.
Segundo relatos de moradores da região, o irmão de Karla, que ainda não foi identificado, também foi ferido na ocorrência. Ele foi socorrido em estado grave e levado para uma unidade de saúde.
A gestão municipal realiza o embutimento da rede de telecomunicações no bairro do Recife, no centro da capital pernambucana. A ação é coordenada pelo Gabinete do Centro do Recife (Recentro) em parceria com o Porto Digital. No total, o valor da obra é de R$ 2.097.098,73.
De acordo com a prefeitura, dos 70 imóveis previstos, 64 já foram executados e seis estão agendados. A primeira etapa contempla a Rua do Apolo, a Avenida Cais do Apolo e a Rua da Guia. O prazo para conclusão desta etapa é até o final do mês, com data para retirada dos fios até 30 de junho.
Ainda segundo a gestão municipal, a segunda etapa do projeto abrange as ruas Domingos Martins, do Bom Jesus, de São Jorge, Itaiópolis, do Observatório, Vital Oliveira, Travessa Barão Rodrigues Mendes e Avenidas Alfredo Lisboa, Rio Branco e Barbosa Lima. Serão mais 54 imóveis, com início previsto para o dia 1º de junho com término para 25 de setembro. A retirada total dos fios está prevista para até 12 de fevereiro do próximo ano.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) retomará, até julho, o monitoramento das espécies de tubarão na costa do estado. 11 anos depois da interrupção do rastreamento pelo governo estadual, a medida também ocorre após dois ataques terem sido registrados no Grande Recife em pouco mais de 24h. As vítimas, de 11 e 19 anos, permanecem internadas no Hospital da Restauração (HR), na região central da capital pernambucana.
O projeto da UFRPE foi selecionado na 19ª rodada do edital Ciência no Governo – Programa Cientista Arretado, com investimento superior a R$ 1 milhão em dois anos. O trecho contemplado pela pesquisa tem 33 quilômetros, e vai da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Atualmente, o monitoramento ocorre apenas no arquipélago de Fernando de Noronha.
O trabalho será coordenado pelo engenheiro de pesca e doutor em Oceanografia Biológica, o professor Paulo Vasconcelos de Oliveira, que explicou à reportagem da CBN Recife como se dará o rastreamento. “Ainda vivos, esses animais serão capturados e embarcados para receberem um protocolo de pesquisa. A partir daí, serão identificados e medidos. Também terão o sangue e um pedaço de tecido coletados para um trabalho de genética, e vão receber um transmissor. Então, esse animal será devolvido ao mar, mais afastado da costa, para que a gente consiga fazer o monitoramento”, detalhou.
Na água, equipamentos serão capazes de captar informações emitidas pelo transmissor incorporado ao tubarão, com foco nas espécies tigre e cabeça-chata. Os pesquisadores poderão compreender desde os padrões de deslocamento das espécies até o comportamento. As informações produzidas devem servir de base para elaboração de políticas públicas de prevenção a novos incidentes.
“Nós vamos ter condição de ver por onde esse animal nada. O tubarão cabeça-chata, por exemplo, está mais presente na nossa região no inverno ou no verão? Os tubarões tigre se aproximam mais da costa, isso tem a ver com padrões de chuva? São todas essas lacunas que poderão ser respondidas e preenchidas”, completou o professor Paulo Vasconcelos.
Em 36 anos, desde o início da série histórica, em 1992, Pernambuco contabiliza 84 ataques – sendo quatro somente em 2026. Do total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha.
O Procon Recife iniciou uma pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho. A iniciativa tem como objetivo mapear os hábitos de consumo dos consumidores locais, identificando quais os presentes e serviços mais procurados nesta data.
Após a coleta dos dados, o órgão segue para a próxima etapa, direcionando as informações obtidas para a elaboração da tradicional pesquisa de preço. Com os levantamentos, o Procon Recife pode planejar ações de fiscalização mais assertivas no comércio da capital pernambucana para evitar práticas abusivas e garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com o órgão, a participação da população é fundamental para o sucesso da ação. O questionário é rápido e está disponível no site oficial do Procon Recife e na bio do perfil do órgão nas redes sociais.
Prédio sede da Prefeitura do Recife - Foto: Elvys Lopes/TV Globo
Estão publicadas no Diário Oficial do Recife desta terça-feira (2) as mudanças no primeiro escalão da gestão municipal anunciadas pelo prefeito Victor Marques (PCdoB). Entre elas, a saída de Jorge Vieira da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para assumir a presidência da Empresa Municipal de Informática (Emprel), braço tecnológico e de inovação da capital pernambucana.
Com a medida, assume a Seplag a ex-secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde, Mariana Suassuna. O anúncio foi feito oficialmente pela gestão municipal nesta segunda-feira (1º).
Mariana Suassuna
É bacharela em direito pela Universidade Vila Velha (UVV), com pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui mais de 18 anos de experiência em gestão estratégica e governança no setor público. Na Prefeitura do Recife, atuou como gerente geral de Gestão Estratégica na própria Seplag e, recentemente, ocupava o cargo de secretária executiva de Coordenação Geral na Secretaria de Saúde. No âmbito estadual, acumula passagens como secretária geral da Presidência da Compesa, gerente geral de Planejamento na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, gerente geral do Prodetur Nacional PE (programa financiado pelo BID) e diretora de Planejamento e Gestão do Distrito de Fernando de Noronha, além de ter atuado também na Empetur.
Foto: Marlon Diego/PCR
Jorge Vieira
É administrador de empresas formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), com mestrado na Cranfield School of Management, na Inglaterra. Também é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado. No Governo do Estado, trabalhou como Secretário Executivo de Coordenação Geral, na Secretaria Estadual de Saúde, e Secretário Executivo de Gestão Estratégica na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Na Prefeitura do Recife, atuou como secretário de Educação e também como secretário de Planejamento e Gestão. Foi ainda Diretor de Administração e Finanças de Suape. De volta à Prefeitura, ocupou a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento na Prefeitura do Recife e, por último, novamente a Secretaria de Planejamento e Gestão.