Escute ao Vivo
Início Site Página 48

Abreu e Lima abre seleção simplificada com 228 vagas na área da Saúde

0
Reprodução GSV

A Prefeitura de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, abriu inscrições para uma seleção simplificada destinada ao preenchimento de 228 vagas na Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o edital divulgado, os salários oferecidos variam entre R$ 1.621, para o cargo de condutor socorrista, e R$ 8 mil, para médico anestesista.

As inscrições já estão disponíveis, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet (selecao.abreuelima.pe.gov.br) até o dia 26 de maio. Durante o cadastro, os candidatos precisam anexar documentos que comprovem experiência profissional e titulação.

O processo seletivo contará com apenas uma etapa, composta por avaliação curricular. A análise levará em consideração a experiência profissional e os títulos apresentados pelos participantes, com caráter eliminatório e classificatório.

A pontuação final será calculada a partir da soma dos resultados obtidos na avaliação de experiência e de títulos.

Os contratos temporários terão validade de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, de acordo com a necessidade da administração municipal.

Idoso é escalpelado e tem braço dilacerado após ataque de pitbulls em Carpina

0
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O idoso Joselito da Silva, de 66 anos, que foi gravemente ferido após ser atacado por dois cães da raça pitbull no bairro Novo, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco sofreu escalpelamento, teve um dos braços dilacerado e apresenta múltiplas lesões pelo corpo.

Após o ataque, Joselito foi socorrido inicialmente por equipes de emergência e encaminhado à Unidade Mista de Carpina, sendo posteriormente transferido para o Hospital da Restauração, onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo familiares, ele já passou por cirurgia e deverá ser submetido a novos procedimentos, incluindo cirurgia plástica, devido à gravidade dos ferimentos na cabeça.

De acordo com o relato da neta da vítima, o idoso foi perseguido pelos cães, que teriam armado uma espécie de “tocaia” antes do ataque. Ele foi derrubado da bicicleta e atacado violentamente, sofrendo mordidas nos braços, pernas, tórax e rosto. A agressão só foi interrompida após a intervenção de um homem que passava pelo local e utilizou um objeto de ferro para afastar os animais.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado como lesão corporal e está sendo investigado pela Delegacia de Carpina. Os cães pertencem a um bar da região e, segundo familiares do tutor, normalmente ficam em um terreno fechado, mas teriam escapado no dia do ataque. O dono do estabelecimento procurou a família e se comprometeu a custear o tratamento da vítima.

Painel do MPPE permite comparação de cachês dos festejos juninos dos últimos três anos

0
Sumaia Vilela Agência Brasil

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) disponibilizou a edição 2026 do Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A plataforma pode ser acessada pela população por meio do portal oficial do órgão e reúne informações sobre os investimentos públicos realizados nas festas juninas em todo o estado.

Entre as novidades deste ano está a possibilidade de consultar a evolução dos cachês pagos a artistas e bandas contratados com recursos públicos, permitindo comparar os valores praticados nos últimos três anos com os índices médios de inflação do período.

Prefeituras e o Governo de Pernambuco têm até o dia 3 de julho para informar os gastos relacionados à programação das festividades. Até o momento, sete municípios já enviaram dados ao painel, indicando cerca de R$ 4,6 milhões destinados à contratação de atrações musicais. O maior cachê individual registrado até agora é de R$ 600 mil.

Outra funcionalidade permite pesquisar diretamente pelo nome do artista para verificar os valores contratados entre 2024 e 2026 em diferentes municípios, além de indicar se os reajustes ficaram dentro da inflação ou acima do esperado.

Operação Kingdom mira esquema de fraudes e desvio de recursos públicos no Nordeste

0
Divulgação PF

A Polícia Federal realizou a Operação Kingdom em parceria com a Controladoria-Geral da União no Ceará (CGU/CE). O objetivo da ação é desmontar um suposto grupo criminoso investigado por irregularidades em licitações, desvio de verbas federais, corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, cinco empresas sob suspeita mantinham contratos com mais de 30 prefeituras nos estados de Pernambuco, Piauí e Ceará. Juntas, elas teriam recebido mais de R$ 15 milhões em recursos federais, além de aproximadamente R$ 32 milhões provenientes de órgãos públicos.

Ao todo, estão sendo executados 34 mandados de busca e apreensão nas cidades cearenses de Juazeiro do Norte, Jardim, Sobral, Barbalha, Aurora e Porteiras.

A operação também cumpriu duas medidas cautelares que determinam o afastamento de agentes políticos ligados ao município de Jardim. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado atuava principalmente a partir do município de Jardim, utilizando empresas de fachada para participar de processos licitatórios.

As apurações identificaram indícios de direcionamento em licitações, com exigências consideradas restritivas para beneficiar empresas previamente selecionadas.

Ainda conforme as investigações, uma das empresas analisadas teria movimentado cerca de R$ 290 milhões, valor que levanta suspeitas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina a agentes públicos.

Os envolvidos poderão responder por crimes como organização criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica, além de outras infrações que seguem em investigação.

Cientista político Felipe Nunes, da Quaest, lança novo livro no Recife

0
Foto: Frederico Marinho Caravita

Por Lucas Arruda 

O cientista político e sócio-fundador da Quaest, Felipe Nunes, lança no Recife, nesta quinta-feira (21), o seu novo livro “Brasil no Espelho”. Às 15h30, na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife, Felipe realiza um momento de bate-papo e autógrafos. A obra é fruto de uma pesquisa com quase 10 mil pessoas, reunindo dados que ajudam a compreender a relação do brasileiro com temas como religiosidade, meritocracia, ideologia e confiança. 

Em si, “Brasil no Espelho”, feito em parceria com a TV Globo, mostra um panorama do país e, ao mesmo tempo, os caminhos possíveis para o futuro. A CBN Recife conversou com Felipe Nunes sobre o livro e as suas visões quanto ao cenário nacional, considerando as pesquisas realizadas pela Quaest. 

Foto: Divulgação

Entrevista

Lucas Arruda: Felipe, o livro é baseado em uma pesquisa feita com quase 10 mil pessoas sobre temas diversos. Queria que você detalhasse um pouco sobre como essa pesquisa aconteceu e o que se pretendia descobrir em campo.

Felipe Nunes: “Um dos grandes temas do Brasil, e fala-se muito já há algum tempo, é a polarização. A gente vê como, no processo eleitoral, a polarização vai marcando as disputas, as conversas. E uma das questões que estavam colocadas era: mas o que une o Brasil? O que ainda faz essa nação ser chamada de Brasil? E a TV Globo me procurou com esse desafio de pensar como é que a gente pode estudar o Brasil sob a perspectiva da unidade. Daí que surge a ideia de colocar os brasileiros diante do espelho, o espelho que não mente, para a gente discutir valores, para a gente discutir atitudes e preferências do povo brasileiro. A TV Globo tem um projeto super interessante chamado Sintonia com a Sociedade. A pesquisa do Brasil no espelho se encaixa exatamente nesse programa. E foi uma oportunidade muito rica de fazer a maior pesquisa já feita da história do Brasil, mapeando numa amostra representativa de sexo, idade, escolaridade, renda, religião, raça, e claro, a distribuição regional do Brasil. Isso permite estudar religião, os temas da família, a discussão sobre o mercado de trabalho, os sonhos dos brasileiros, os medos… como é que a gente lida com sexualidade, com jeitinho. Quer dizer, há vários temas super interessantes. E o que a gente consegue mapear com a pesquisa é que, por exemplo, o brasileiro é um povo de muita fé, que valoriza muito a família. Um povo super trabalhador, mas que está cansado. Um povo que começa a enxergar no mérito e no empreendedorismo forças importantes, uma população que está com medo da violência urbana e que está muito desconfiada. Esses são alguns dos grandes achados que a gente tem no livro e que são baseados exatamente nessa pesquisa enorme que a gente fez em parceria com a TV Globo.”

L.A: De modo geral, que Brasil temos em 2026? Quem é o brasileiro ou quais são os perfis que mais se destacam? 

F.N: “A partir dessa pesquisa enorme, dessas quase 10 mil entrevistas, consegui desenvolver um modelo estatístico que classifica os brasileiros em nove grandes grupos. São grupos que têm valores parecidos entre si e que têm atitudes diferentes. A gente descobriu, por exemplo, que o maior segmento de identidade brasileira são os conservadores cristãos. 27% dos brasileiros afirmam fazer parte desse grupo. O segundo maior é o que a gente chama de classe D e E, os dependentes do Estado. 23% compõem esse segundo segmento. Depois vem o agro, com 13%. É uma identidade muito importante. Imagine você, o agro já é a terceira maior identidade política e de consumo no Brasil. Depois a gente tem 11%, que são os progressistas. Essa também é uma identidade super importante para o país. E aí a gente começa a ver uma fragmentação maior, por exemplo, 6% dos brasileiros são o que a gente classifica de empresários. Essa é uma identidade muito específica. 5% são os empreendedores individuais, outros 5% são os liberais sociais. E aí você tem 7% de militantes de esquerda e 3% da extrema direita. Quando a gente olha para esses nove grupos, a gente entende perfeitamente como essas identidades se comportam politicamente. Essa é uma grande contribuição para o Brasil, para entender a política, mas também o comportamento de consumo do brasileiro.”

L.A: Felipe, o que “Brasil no Espelho” revela de diferente em relação ao país que se podia encontrar em “Biografia do Abismo”, livro que você escreveu com Thomas Traumann? 

F.N: “Tanto ‘Biografia do Abismo’ como ‘Brasil no Espelho’ são dois trabalhos dos quais eu me orgulho muito, porque eles carregam aquilo que eu considero super relevante, que é um trabalho muito intenso de coleta de dados, de organização de evidências. E, claro, de uma análise que utiliza modelo estatístico, muito rigor para tratar as informações. Os dois livros me orgulham muito por conta disso. Agora, o ‘Biografia do Abismo’ é um livro que tem uma tese muito clara: o voto no Brasil está se calcificando. Basicamente, a ideia é que, se você votou num candidato A numa eleição, a probabilidade de você votar no candidato  do mesmo partido na próxima eleição é muito grande. Estou falando basicamente da divisão petismo-antipetismo. E isso é o que justifica e ajuda a explicar essa polarização que está cada vez ficando mais frequente e sendo normalizada na política. Na minha avaliação, o ‘Brasil no Espelho’ é uma certa continuidade dos estudos sobre comportamento, onde a gente consegue ver política e consumo se aproximando. Mas agora a gente aprofundou nos valores desse eleitor que vota de um lado ou que vota de outro, que tem na sua visão de mundo, na sua identidade, um comportamento que o define.”

L.A: O que o leitor pode esperar de “Brasil no Espelho” e o que você gostaria que ele pudesse compreender?

F.N: “Quem tiver a oportunidade de ler o “Brasil no Espelho” e puder adensar o conhecimento sobre o Brasil, vai ver que o país mudou muito nos últimos 20 anos. Quando a gente faz uma comparação, uma recuperação histórica, há mudanças estruturais muito significativas. Essa transição demográfica, transição religiosa, transição informacional. E isso aconteceu muito rápido no Brasil. Eu tenho certeza que as pessoas vão se surpreender com os grandes movimentos que a gente documenta no livro. Eu espero, sinceramente, que o livro seja um instrumento de planejamento para que o Brasil possa realizar o sonho de ser, de fato, não o país do futuro, mas o país do presente. E nada melhor do que ter dados e evidências para orientar o planejamento do país para os próximos anos. Então, esse livro, no fundo, é uma gravação. Grande ferramenta para quem trabalha com comunicação, para quem trabalha com marketing, para quem trabalha com comportamento de consumo, e para quem trabalha com política. Para entender os anseios, desejos e sonhos da população brasileira.”

Serviço

Lançamento Brasil no espelho:

RECIFE

Quando: 21 de maio, às 15h30

Onde: Livraria Jaqueira (Unidade Recife Antigo) – Rua Madre de Deus, 110 – Jaqueira, Recife – PE, 50030-030

Sobre o autor

Felipe Nunes é Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. É professor da escola de economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Sócio-fundador da Quaest, coordenou centenas de pesquisas eleitorais, além de estudos de mercado sobre reputação, consumo e comportamento. É coautor do best-seller Biografia do abismo, finalista do prêmio Jabuti na categoria não-ficção em 2024. Atua como consultor de governos, bancos, empresas de mídia e de varejo.

Polícia autua homem após agressão a entregador em estacionamento de fast food, no Recife

0
Polícia autua homem após agressão a entregador em estacionamento de fast food no Recife - Reprodução/Redes sociais - via g1

Um homem de 29 anos foi autuado em flagrante por ter agredido um entregador por aplicativo, de 21 anos, no estacionamento de uma lanchonete da rede de fast food McDonald’s, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O suspeito chegou a utilizar uma arma, emprestada por um policial militar que frequenta o local, para desferir uma coronhada contra a vítima – que também recebeu socos e chutes no rosto e no corpo. Segundo a McDonald’s, o homem não trabalha no local.

O caso ocorreu na noite do dia 14 de maio, por volta das 21h30, na unidade localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Parque Amorim. O agressor foi autuado em flagrante por lesão corporal, segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), que registrou a violência por meio da Central de Plantões da Capital – onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

Com ferimentos aparentes, a vítima chegou a ser levada ao Hospital da Restauração (HR). Ao g1, o homem relatou que tinha ido buscar um pedido quando foi abordado pelo agressor. Ele relata que o suspeito perguntou se “estava com alguma coisa de errado”, como se fosse um policial. As violências começaram após ele dizer ao jovem que parasse de “perturbar” naquele estabelecimento.

Sobre o policial militar que teria emprestado a arma ao suspeito, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que, por meio da Delegacia de Polícia Judiciária Militar, uma investigação de caráter disciplinar foi iniciada para apuração dos fatos. Segundo a corporação, o agente está em licença especial e não exerce a função no momento. A rede McDonald’s não informou se ele presta serviço para o estabelecimento. 

Dado o Termo Circusntanciado de Ocorrência (TCO), a reportagem da CBN Recife também procurou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre os desdobramentos do caso – e aguarda retorno.

Feminicídios: o cenário de procura crescente pelas delegacias da mulher

0
Delegacia da Mulher de Caruaru - Hélia Scheppa/Secom

O estado de Pernambuco conta com 15 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, em cidades como Recife, Arcoverde, Salgueiro, Caruaru e Petrolina. Pensada para acolher, investigar e combater casos de violência contra a mulher, as delegacias permitem um olhar mais atento às vítimas, diante da dinâmica de cada município. Ao menos segundo a Lei 14.541/2023, que determina o funcionamento 24h das DEAMs, além de prever que o atendimento seja feito, preferencialmente, por policiais do sexo feminino e em sala reservada – distante da realidade para muitos estados.

Até 31 de março, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), foram 11,4 mil vítimas de violência contra a mulher em Pernambuco, sendo quase metade dos casos associados à ameaça por violência doméstica/familiar. O mês de março, marcado pelo dia da mulher, teve um aumento de 18% em relação a fevereiro. Número que mostra o quanto a luta pela mudança de uma cultura de crimes é diária. 

Leia também: Feminicídios: a importância dos dados atualizados de violência contra a Mulher

Em Caruaru, capital do Agreste, a delegada da Mulher, Érica Feitosa, contou à reportagem da CBN Recife que, somente no primeiro trimestre de 2026 foram registrados cerca de 700 boletins de ocorrência por vítimas de violência – quase um terço do total registrado em 2025. A delegada detalhou como se dá o trabalho dos agentes à medida em que os casos são notificados.

“O primeiro atendimento é feito pelo setor de triagem, que vai conversar com a mulher e tentar ver sobre o que se trata o caso e qual encaminhamento. Tendo realmente uma situação de crime, de alguma medida protetiva que queira pedir, tudo é feito no âmbito da delegacia. E caso precise de algum acompanhamento psicológico, a gente já faz essa solicitação à Secretaria da Mulher”, declarou.

Até 31 de março, Caruaru registrou 478 casos de violência contra a mulher, sendo a sexta cidade com mais registros em Pernambuco no ano. As principais ocorrências são injúria, ameaça e lesão corporal. A delegada Érica Feitosa percebe que as vítimas têm procurado as autoridades cada vez mais. 

“Isso mostra que elas estão tentando romper esse ciclo de violência, como também  elas se sentem acolhidas pela rede de proteção. Se no primeiro trimestre já temos esse volume, então acredito que, no ano, vai ultrapassar”, alerta.

Reportagem CBN – Feminicídios: o cenário de procura crescente pelas delegacias da mulher by CBN Recife
CBN Recife
0:00
0:00

Denuncie!

Vítimas de violência podem acionar a Central de Atendimento à Mulher pelo 180, serviço de atendimento telefônico que funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Quando o crime está acontecendo, é possível acionar a Polícia Militar pelo 190.

Os endereços com todas as delegacias da mulher em Pernambuco podem ser conferidos aqui. Procure a delegacia mais próxima e denuncie!

Com edição de Daniele Monteiro e sonorização de Lucas Barbosa,
Reportagem – Lucas Arruda

Seminário propõe soluções para melhoria do transporte público na RMR

0
Ônibus - Reprodução/TV Globo

Um seminário promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) discute, até esta quinta-feira (21), soluções para os desafios do transporte público no Grande Recife. Diariamente, cerca de 1,3 milhão de passageiros circulam pelas principais avenidas da região, enfrentando dilemas que vão desde a qualidade dos veículos até as rotas congestionadas. 

Com palestras e mesas redondas, o Seminário de Mobilidade Urbana, no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, conta com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos, profissionais do setor e é aberto à população. Entre as discussões, estão na pauta experiências implementadas em cidades como Goiânia (GO) e Sorocaba (SP). 

O coordenador técnico da Urbana-PE, Bernardo Braga, explica que o foco principal do evento é construir coletivamente soluções viáveis para a melhoria do transporte público na RMR.

“O momento é muito oportuno para essa discussão. Tivemos, na semana passada, a aprovação, no Congresso Nacional, do marco legal do transporte público. Vamos conhecer também ‘cases’ de sucesso no Brasil, cidades que têm se destacado como referência no assunto e que podem servir de inspiração. Ainda conheceremos os projetos que o BNDES tem estudado e as propostas e visões dos governos municipal e estadual”, declarou.

O professor Leonardo Meira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi um dos participantes da mesa de abertura do evento, na quarta (20). Ele alerta que, na contramão do investimento ideal em transporte público, cresce ano a ano o número de veículos individuais no trânsito das cidades da RMR.

“O transporte público é a única solução para esse problema, visto que nenhuma cidade do mundo resolveu seu problema com veículos individuais – sejam eles automóveis ou motos. Isso só gera poluição e congestionamento. Para quem acha que o trânsito da cidade do Recife e da Região Metropolitana está ruim hoje, eu tenho uma péssima notícia: nos próximos dez, anos, se esse ritmo de frota continuar, a gente vai ter um trânsito 50% pior”, aponta.

Nesta quinta (21), logo após a apresentação das propostas, um grupo de trabalho se reunirá para formulação de propostas conjuntas para melhoria do sistema de transporte público. 

Inscrições 

O seminário é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas clicando no link.

Programação – 21 de maio, às 08h30

Soluções para o transporte público no Brasil e na RMR

› Marco Legal, Sistema Único de Mobilidade e Tarifa Zero (Marcos Bicalho – NTU)

› As experiências e modelos de transporte no Brasil (Miguel Angelo Pricinote – RMTC/ Goiânia e Adriano Brasil – URBES/Sorocaba)


› Propostas para a mobilidade urbana na RMR (Yara Baiardi – UFPE)

› Mesa redonda (mediação de Rodrigo Tortoriello)

Programação – 21 de maio, às 14h 

Perspectivas para a Mobilidade na RMR

› Novos projetos de mobilidade urbana em discussão para a RMR (BNDES / Governo do Estado de PE / Prefeitura do Recife)

› Trabalhos em grupo


› Plenário — apresentação e debate dos resultados (mediação de Fábio Menezes)

Deolane Bezerra é presa em São Paulo; operação apura ligação com o PCC

0
Deolane Bezerra - Reprodução/Redes sociais

Com informações de Pedro Fagundes – CBN São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) prendeu, preventivamente, a influenciadora digital e empresária Deolane Bezerra, nesta quinta-feira (21), em Barueri, na Grande São Paulo. A operação conjunta com o Ministério Público (MPSP) investiga a suposta ligação dela com o PCC e com o chefe da facção criminosa, Marcola. A Justiça expediu seis mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões, bloqueio de 39 veículos e de R$ 357,5 milhões em contas dos investigados.

Além de Deolane, também foi preso Everton de Souza, conhecido como Player. Ele é apontado como operador do PCC no esquema investigado. A operação foi batizada de Vérnix. Entre os alvos dos mandados de prisão estão Marcola, o irmão dele, Alejandro Camacho, e dois sobrinhos do chefe da facção. 

Uma das sobrinhas, Paloma Sanches Herbas Camacho, é considerada intermediária do esquema e estaria na Espanha. O outro sobrinho, Leonardo Alexander Ribeiro Herbas Camacho, estaria na Bolívia, segundo a polícia.

Deolane estava na Itália nas últimas semanas. Ela chegou a ser colocada na lista de difusão vermelha da Interpol, mas voltou ao Brasil nesta quarta-feira (20). Um dos filhos de criação de Deolane, o influenciador Giliardi Vidal dos Santos, também é alvo de mandados de busca e apreensão.

Segundo a investigação, o esquema envolve uma transportadora de cargas apontada desde 2021 como empresa de fachada do PCC, com sede em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. A investigação começou em 2019, depois da apreensão de bilhetes na Penitenciária 2 da cidade. Segundo a polícia, contas da influenciadora teriam sido usadas para movimentar dinheiro da transportadora para contas de Marcola e de familiares dele. Depois da prisão, ela deve ser encaminhada à sede da Polícia Civil.

Em setembro de 2024, Deolane Bezerra foi presa no Recife em meio aos desdobramentos da Operação Integration, em apuração a um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao mercado de apostas esportivas e entretenimento. A influenciadora chegou a ficar detida na Colônia Penal Feminina do Recife (Bom Pastor) e de Buíque, no Agreste.

Caso Master: Polícia Federal rejeita proposta de delação premiada de Daniel Vorcaro

0
Daniel Vorcaro - Divulgação/Banco Master

Os investigadores da Polícia Federal (PF) rejeitaram a proposta de delação premiada do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A decisão foi comunicada aos advogados do Vorcaro e ao ministro André Mendonça, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os agentes avaliaram que o material entregue pela defesa trazia poucas novidades e parecia tentar proteger pessoas próximas. A proposta de delação de Daniel Vorcaro foi considerada fraca por omitir episódios graves que a Polícia Federal já descobriu.

O banqueiro não mencionou, por exemplo, o pagamento de uma mesada de R$ 500 mil ao senador Ciro Nogueira, do Progressistas. O empresário também escondeu conversas com o senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre o financiamento de um filme biográfico do ex-presidente Jair Bolsonaro, orçado em R$ 134 milhões.

Apesar da recusa da Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República ainda analisa o caso e pode seguir com a negociação com a defesa do banqueiro. Na segunda-feira (18), Vorcaro foi transferido de uma sala especial para uma cela comum na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, após a entrega da proposta de delação.