Escute ao Vivo
Início Site Página 63

Prefeitura do Recife e governo federal anunciam obras de encostas na BR-101

0
Reprodução/Google Street View

A prefeitura do Recife e o governo federal anunciaram um pacote de obras estruturadoras na BR-101, na Zona Sul da capital pernambucana. No total, serão investidos mais de R$ 100 milhões.

Segundo a gestão municipal, as ações incluem a implantação do retorno do Posto Padre Cícero, entre a UR-10 e o Jordão, além da assinatura de convênio para execução de 17 obras de contenção de encostas em áreas localizadas às margens da rodovia. O edital de licitação já foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (12). 

A obra do retorno do Posto Padre Cícero terá investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, e será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ainda segundo a prefeitura do Recife, a intervenção deve melhorar a fluidez do tráfego, reduzir conflitos viários e ampliar a segurança dos condutores que transitam pela região. 

Além dela, as obras de proteção de encostas somam cerca de R$ 89 milhões em investimentos federais. As intervenções serão executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), com recursos garantidos pelo Ministério dos Transportes e pelo DNIT.

Essas obras de contenção foram organizadas em três grandes grupos e incluem estabilização de encostas, implantação de sistemas de drenagem, proteção de taludes e recuperação de áreas vulneráveis do ponto de vista geotécnico. A prefeitura ainda afirmou que a expectativa é que os processos licitatórios sejam iniciados neste semestre, com início das obras previsto ainda neste ano.

Jacaré é resgatado na BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife

0
Divulgação/CBMPE

Um jacaré foi resgatado por policiais militares do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPA), em conjunto com o Corpo de Bombeiros (CBMPE) na BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. Inicialmente, o animal foi encontrado por dois motociclistas, que acionaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para prestar apoio.

Segundo os bombeiros, ao chegar no local, que fica próximo ao viaduto da Av. Abdias de Carvalho, os policiais avistaram o jacaré que havia sido contido pelos condutores para não cruzar a pista. O animal, com cerca de dois metros, foi encaminhado pela polícia ambiental para ser avaliado e devolvido à natureza.

Caminhão do lixo colide com carro de passeio e tomba no centro de Camaragibe, na RMR

0
Divulgação/Prefeitura de Camaragibe

Um caminhão do lixo, que realizava a coleta na Avenida Belmino Correia, no centro de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, tombou na madrugada desta quarta-feira (13). Segundo a prefeitura do município, o caminhão já foi removido e a via já está totalmente liberada. 

A gestão municipal ainda disse que, de acordo com as informações apuradas, o caminhão seguia no sentido Recife, com o semáforo aberto, em direção ao descarrego, quando um caminhão saiu de uma via transversal. Para evitar a colisão, o condutor realizou uma manobra  brusca em direção à contramão, momento em que acabou atingindo um carro de passeio. 

Ao tentar retornar para a faixa correta, o peso do veículo, somado às manobras realizadas, causou o tombamento. Em nota, a prefeitura de Camaragibe reforçou que está acompanhando o caso e que segue à disposição das autoridades para os esclarecimentos necessários.

Caminhão é assaltado e incendiado na BR-232 em Moreno, no Grande Recife

0
Caminhão é assaltado e incendiado na BR-232 em Moreno, no Grande Recife - Divulgação/PRF

Um caminhão foi incendiado no Km 21,5 da BR-232, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por volta das 3h50 desta quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi roubado na madrugada, e tudo indica que os próprios assaltantes tenham provocado o incêndio.

O caminhão foi largado pegando fogo na faixa da esquerda da rodovia, em direção ao interior. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) mobilizou uma viatura para controlar as chamas e realizar o rescaldo.

À PRF, o motorista informou que havia saído de Coqueiro Seco/AL em direção a Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O assalto ocorreu por volta das 2h, já na BR-232. A carga, avaliada em pouco mais de R$ 2 mil, era composta por molho de tomate e goiabada. Vários produtos acabaram caindo no acostamento. 

Até a última atualização desta reportagem, a área permanece sinalizada pela PRF, interferindo no tráfego. Os agentes continuam no local aguardando a remoção do caminhão.

Quaest: Lula volta a superar Flávio Bolsonaro numericamente em segundo turno

0
Lula - Ricardo Stuckert/PR

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (13), mostra o presidente Lula (PT) à frente em todos os cenários de 1º e 2º turnos na disputa pelo Palácio do Planalto. Faltando pouco menos de cinco meses para a abertura das urnas, a Quaest indica que a eleição deve ser levada ao segundo turno entre o petista e Flávio Bolsonaro (PL). E após o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecer numericamente à frente do mandatário em abril, o levantamento de maio mostra Lula (PT) retomando a liderança no segundo turno, dentro da margem de erro.

No 1º turno, Lula (PT) lidera com 39% das intenções de voto, com Flávio Bolsonaro (PL) na sequência apresentando 33%. Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Novo) estão numericamente empatados, com 4%. Já Renan Santos, do Missão, pontua 2%. Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Samara Martins (UP) tiveram 1%. Aldo Rebelo (DC) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram. Os indecisos foram 5%, enquanto que brancos, nulos e aqueles que não vão votam chegaram a 10%.   

Já no 2º turno, quatro cenários foram testados. Entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), o presidente volta a ficar à frente do senador, vencendo por 42% das intenções de voto contra 41%. Em abril, Flávio Bolsonaro superava Lula por 42% a 40%. O índice de brancos/nulos/não vão votar caiu de 16% para 14%, enquanto que o de indecisos subiu de 2% para 3%.

Nos outros cenários testados, Lula (PT) vence Romeu Zema (Novo) por 44% a 37%, Ronaldo Caiado (PSD) por 44% a 35%, e Renan Santos (Missão) por 45% a 28%. 

Na intenção de voto espontânea, Lula (PT) tem 22% (eram 19% em abril), Flávio Bolsonaro (PL) tem 14% (eram 13% em abril). Outros candidatos somaram 5%, mantendo a porcentagem do mês passado. 2% dos entrevistados ainda apontam que votariam no nome de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente, no entanto, está preso e inelegível após condenação no âmbito dos atos do 8 de janeiro de 2023.

O eleitor indicou Flávio Bolsonaro (PL) ao instituto como o candidato mais rejeitado, com 54%. Mas Lula também apresenta alta rejeição, com 53% dos questionados indicando que o conhecem e não votariam nele. O petista também é o mais conhecido e votado, com 44%. Hertz Dias (PSTU) é o candidato mais desconhecido. 

Definição do voto

63% dos entrevistados apontaram que a escolha do voto para presidente da República é definitiva – um crescimento de seis pontos percentuais em relação a abril. Por consequência, o índice de eleitores que podem mudar de voto caiu de 43% no mês passado para 37% para em maio.

Aprovação e avaliação do governo

A pesquisa Quaest de maio aponta queda na desaprovação do governo Lula III. Em abril, era de 52%, caindo para 49% neste mês. Já a aprovação subiu de 43% para 46%. Os que não souberam ou não responderam continuam em 5%. 

O terceiro mandato do presidente Lula (PT) é visto como negativo por 39% dos entrevistados (eram 42% em abril). Os que avaliam positivamente são 34% (eram 31%), enquanto que 25% apontam como regular (eram 26%). 2% não souberam ou não responderam (eram 1% em abril). 

O indicador dos que entendem que o país está na direção errada também caiu de 58% para 53%, contra 38% dos que entendem que o Brasil caminha na direção certa (eram 34% em abril).

A pesquisa também leva em consideração temas como a reunião de Lula com o presidente norte-americano, Donald Trump; o lançamento do programa Desenrola 2.0; o Caso Master e as investigações envolvendo o senador Ciro Nogueira (PP-PI); a rejeição do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF); isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas e percepções sobre a economia.

Registro

O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 8 e 11 de maio, presencialmente, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03598/2026.

Chuvas: cidades da RMR e Mata Norte registram mais de 40 mm em 24h

0
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segue válido até a manhã desta quarta-feira (13) o aviso meteorológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) que coloca em estado de atenção para chuva moderada a pontualmente forte três regiões do estado: Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul. De acordo com a agência, um Distúrbio Ondulatório de Leste sobre o litoral pernambucano segue favorecendo as pancadas de chuva. A tendência é de que continue chovendo moderadamente ao longo do dia.

Nas últimas 24h, as cidades de Abreu e Lima (50 mm), Goiana (48,8 mm), Itapissuma (45,6 mm), Araçoiaba (45 mm) e Igarassu (43,3 mm), entre o Grande Recife e a Mata. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil de Pernambuco pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193, enquanto que o Samu pode ser acionado pelo 192.

No Agreste, a previsão para esta quarta-feira (13) também é de chuva moderada. No Sertão, deve chover fraco, enquanto que o Sertão de São Francisco não tem previsão de chuva.

Parte do teto do Hospital da Restauração desaba após fortes chuvas no Recife

0
Reprodução Mídias Sociais

Uma parte do forro do teto do 7º andar do Hospital da Restauração, situado na região central do Recife, desabou nesta terça-feira (12). Apesar do incidente e do susto causado entre os pacientes e funcionários, não houve pessoas feridas.

Vídeos e fotos registrados por pacientes mostram fragmentos de gesso espalhados pelo corredor da unidade, além de uma abertura no teto provocada pela queda da estrutura.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o incidente ocorreu em um corredor do hospital e pode ter sido causado pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife nos últimos dias.

PF mira tráfico de drogas via Correios em operação no Recife

0
Divulgação/PF
Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou a operação Distribuição Ilegal para investigar e desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas no Recife e na Região Metropolitana por meio do envio de entorpecentes via serviço postal dos Correios. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital pernambucana.

Nas diligências, os agentes apreenderam mídias eletrônicas que devem contribuir para o aprofundamento das investigações e dar suporte à continuidade da apuração. De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.

Correios reforçam apoio humanitário às famílias afetadas pelas chuvas no Recife

0
Divulgação Correios

Os Correios estão realizando uma operação emergencial de apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingem o Recife desde o início de maio. Em parceria com a Prefeitura, a empresa atua na logística de recebimento, organização e distribuição de donativos destinados aos abrigos municipais.

Diariamente, equipes da estatal fazem a entrega de kits de alimentação, colchões, travesseiros e materiais de higiene e limpeza para os espaços preparados pela gestão municipal para acolher pessoas afetadas pelos alagamentos e demais impactos das chuvas.

Ao todo, cerca de 10 mil itens estão sendo armazenados e distribuídos durante a operação, que deve continuar ao longo desta semana, período em que ainda há previsão de chuvas intensas na capital pernambucana e em outras áreas do estado.

Segundo os Correios, a atuação em Pernambuco reforça a capacidade logística da empresa em situações de emergência e calamidade pública. A estatal destacou ainda sua participação na operação humanitária realizada durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

Na ocasião, a infraestrutura dos Correios foi utilizada pelo poder público para o recebimento, transporte, triagem e distribuição de donativos em larga escala, beneficiando milhares de famílias afetadas pela tragédia climática.

Com presença em todos os municípios brasileiros e experiência consolidada em logística, os Correios afirmaram permanecer à disposição das autoridades para colaborar em ações de apoio às comunidades atingidas por desastres naturais e situações emergenciais.

Operação interestadual combate tráfico de animais silvestres em Pernambuco e na Bahia

0
Reprodução MPPE

Os Ministérios Públicos da Bahia (MPBA), Alagoas (MPAL) e Pernambuco (MPPE) deflagraram a operação “Ninho de Falcão”, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada no tráfico de animais silvestres. A ação ocorreu simultaneamente nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Medeiros Neto, na Bahia.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a suspeitos investigados por envolvimento na captura, transporte e comercialização ilegal de espécies da fauna brasileira.

As investigações, conduzidas há mais de um ano, apontam que um dos suspeitos, localizado na Bahia, seria responsável pela captura de milhares de animais silvestres, contando com apoio de outros integrantes do grupo criminoso. Os animais eram enviados para um receptador em Jaboatão dos Guararapes, mediante pagamento financeiro.

Segundo os promotores responsáveis pelo caso, os investigados atuavam de forma organizada, com divisão de funções para ampliar os lucros obtidos com o comércio ilegal de animais.

Os dois suspeitos já possuem antecedentes relacionados a crimes ambientais e tráfico de fauna silvestre. Ambos foram presos em flagrante na Bahia, no momento em que se preparavam para transportar as aves apreendidas.

Na residência alvo da operação em Medeiros Neto, os agentes encontraram 373 pássaros silvestres, entre eles canários-da-terra, papa-capins, cardeais, azulões, trinca-ferros, periquitos e corrupiões. Além das aves resgatadas, três animais mortos também foram localizados no imóvel.

Já em Pernambuco, no endereço do suspeito apontado como receptor dos animais, não foram encontrados pássaros, apenas gaiolas e ração. O local utilizado como cativeiro estava vazio no momento da ação.

A operação foi coordenada pelos Grupos de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) dos três estados, com apoio de órgãos ambientais e forças policiais da Bahia, incluindo a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro e a 44ª Companhia Independente da Polícia Militar de Medeiros Neto.

Segundo os Ministérios Públicos envolvidos, a operação segue as diretrizes previstas no Manual de Combate ao Tráfico de Animais da Fauna Silvestre Brasileira, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com apoio da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).