Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

24a. Mostra de Cinema de Tiradentes on line

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Mostra acontece de 22 a 30 de janeiro no site do evento

Mostra acontece de 22 a 30 de janeiro no site do evento
12/01/2021
    Compartilhe:

24a Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 22 a 30 de janeiro, totalmente on line no site do evento. Uma seleção de 114 filmes (entre longas e curtas-metragens), de 19 estados brasileiros mostra o que há de mais recente na cinematografia brasileira contemporânea, alguns desses , inclusive, acompanhados de debates na seção Encontros .

A seleção de filmes , longas e curtas, distribuídos em 12 Mostras, traz neste ano como marca o trânsito entre diversos gêneros e formas narrativas e documentais.  Destaque para alguns títulos como  Sementes: mulheres pretas no poder de Éthel Oliveira e Júlia Mariano sobre a transformadora eleição de 2018, na qual houve um aumento nas candidaturas de mulheres negras para diferentes cargos políticos pelo Estado do Rio de Janeiro. Mirador, de Bruno Costa, vai trazer, por outro lado, os desafios da masculinidade quando confrontada com um papel que a princípio não lhe cabe. Maycon é boxeador e vive em meio a bicos e trabalhos precários. Outro documentário é “Agora” de Dea Ferraz, representante de Pernambuco. O filme convida artistas a se lançarem no vazio do tempo presente, deixando o corpo improvisar sobre o que sentem e vivem, tentando entender-se com seus medos, com suas dores, suas buscas, mas conectadas por um fio invisível de existência. Sessão no dia 23 de janeiro.

A Mostra Homenagem, exclusiva de 2021, é dedicada à multiartista Paula Gaitán, celebrada nessa edição por sua contribuição ao cinema e ao audiovisual nas últimas décadas. A Mostra vai promover um encontro virtual com a cineasta e exibir 8 de seus trabalhos mais representativos, entre eles os longas “Exilados do Vulcão” (2013), “Noite” (2014), e “Luz nos Trópicos” (2020), o videoclipe “A Mulher do Fim do Mundo” (com Elza Soares) e três filmes inéditos , incluindo aí "Ostinato", filme de abertura da Mostra, inédito e em finalização.

Uma novidade desta edição é a Sessão da Meia-noite, que vai exibir dois longas-metragens de terror dirigidos por cineastas reconhecidos mundialmente por seus trabalhos no gênero: “O Cemitério das Almas Perdidas” (ES), de Rodrigo Aragão; e “Skull - A Máscara de Anhangá” (SP), de Kapel Furman e Armando Fonseca.Você encontra toda a programação da 24a. Mostra de cinema de tiradentes em https://mostratiradentes.com.br/ .

Para conferir o comentário completo acesse OUVIR.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook