Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

As extraordinárias obras de Bajado e Samico em celebração na Galeria Marco Zero

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Janelas de Bajado e Festa para Caçador contam com curadoria de Ariana Nuala, seleções cuidadosas com mais de 50 trabalhos de cada artista

Janelas de Bajado e Festa para Caçador contam com curadoria de Ariana Nuala, seleções cuidadosas com mais de 50 trabalhos de cada artista
29/11/2023
    Compartilhe:

Dois renomados artistas, no Brasil e no exterior, vidas intimamente ligadas à Olinda e ao Nordeste. A arte de Bajado e Samico é celebrada, respectivamente, nas exposições As Janelas de Bajado e Festa para o Caçador, em comemoração aos dois anos da Galeria Marco Zero, em Boa Viagem, vernissage logo mais, às 19hs.

Com curadoria de Ariana Nuala, em Janelas de Bajado, podemos constatar o admirador de festas e rituais populares. Bajado traduz essas experiências em pinturas que capturam a essência de lugares como feiras, carnavais e estádios de futebol. Suas obras, que recriam também celebrações religiosas , compõem uma narrativa que destaca a importância dos ritos na compreensão social.
Para a exposição de Bajado, a Galeria obteve um conjunto de painéis adquiridos pela Pinacoteca de São Paulo . Poderemos degustar também cerca de 50 trabalhos, na maioria pinturas, além de um estandarte, retratando a perspectiva das multidões.

Festa para o Caçador, apresenta uma seleção cuidadosa com mais de 50 trabalhos assinados pelo artista Gilvan Samico em que podemos observar seus estudos, como as matrizes em madeira e os desenhos em grafite, as etapas exigidas para a realização de cada gravura, assim como pinturas, incluindo aí o retrato Célida Samico, esposa do artista, e ainda algumas reflexões sobre as obras.

De quebra, será exibido o documentário Bajado, um Artista de Olinda, da cineasta pernambucana Katia Mesel, além de fotografias do escritor, escultor, cineasta e fotógrafo Liêdo Maranhão, registros de Bajado como morador de Olinda e participante das tradições locais.

Para conferir o comentário completo acesse OUVIR.

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook