Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

E-book África Brasil, de Kamille Viola, revisita a genial obra de Jorge Ben

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Álbum é considerado um marco na carreira do artista

Álbum é considerado um marco na carreira do artista
24/11/2020
    Compartilhe:

E-book  ‘África Brasil: Um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver’ , sai via edições Sesc, dentro da coleção Discos da Música Brasileira. Um trabalho de pesquisa muito bacana feito pela jornalista Kamille Viola sobre a travessia de Jorge Ben, disco por disco, até ‘África Brasil’, 14º LP de estúdio do artista, lançado em 1976.  

O álbum é considerado um marco em sua carreira já que neste projeto ele deixa definitivamente o violão e passa a usar a guitarra – o que muda a sonoridade de seu trabalho.  ‘ África Brasil ‘ consolidou uma fusão de gêneros musicais , com uma sonoridade mais pesada, mais influenciada pelo funk e a soul music articulados à música afro-brasileira, em especial samba e ijexá. 

Temos ainda entrevistas com músicos e produtores como Gilberto Gil, Marcelo D2, Lúcio Maia, Jorge Du Peixe, Dadi, BNegão, Mano Brown, líder do grupo Racionais MC's o Kamille Viola reafirma a importância de Ben dizendo que "Gilberto Gil, Mano Brown, Chico Science e Nação Zumbi tiveram Jorge Ben como farol. O tropicalismo, o rap nacional e o mangue beat, beberam na fonte do compositor alquimista. Se não fosse Jorge Lima Menezes, a história da música brasileira certamente seria outra". 

Concordo com tudo isso, Jorge Ben é um dos grandes compositores da música brasileira, o cara que criou um atalho para um samba suingado, extremamente estético  e modernizado. De quebra, com uma forte influência da música de raiz africana nos contornos melódicos. Um dos gênios da MPB. 

Para conferir o comentário completo acesse OUVIR.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook