Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Festival É Tudo Verdade começa hoje

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Filmes são exibidos em plataformas digitais

Filmes são exibidos em plataformas digitais
26/03/2020
    Compartilhe:

Diante da realidade pandêmica, o Festival É Tudo Verdade acontece em uma primeira etapa on line, gratuito, a partir de hoje , trazendo cerca de 50 horas de programação, brasileira e internacional, inédita e clássica, com 30 diferentes títulos, entre longas-metragens, curtas e séries. Uma programação que celebra também seus 25 anos de existência (e resistência!). De 24 de setembro a 4 de outubro será realizada a segunda fase do Festival no grande circuito de salas de cinema e de instituições culturais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a exibição da produção inédita selecionada para as mostras competitivas brasileira e internacional e programas fora de concurso. Exibições via Itaú Cultural ( www.itaucultural.org.br) , incluem a série A Herança da Coruja feita pelo diretor francês Chris Marker , em 1989. São 13 episódios de 26 minutos que discutem o legado político e cultural da Grécia clássica para a sociedade contemporânea a partir da exploração de palavras como democracia e misoginia. O diretor do festival, Amir Labak, explica que naquela época Marker já antecipava uma tendência atual da produção de documentários, o formato série documental que está em expansão no mundo. J

Já o Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br.) apresenta um balanço da contribuição dos documentários dirigidos por mulheres no último quarto de século. São obras essenciais de três gerações de diretoras, começando por Helena Solberg (Carmen Miranda – Bananas Is My Business,1995), a geração 1980 com cineastas tipo Sandra Werneck (Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas, 2017) até chegar aos novos talentos afirmados já neste século 21, como Andrea Pasquini (Os Melhores Anos de Nossas Vidas, 2003) e Marília Rocha (Aboio, 2005). Tudo isso e mais o inédito O Segundo Encontro, de Veronique Ballot e ainda dois documentários sobre o cineasta José Mojica Marins, que morreu neste ano.

No Canal Brasil (https://globosatplay.globo.com/canal-brasil/cineastasdoreal) está disponivel a série Cineastas do Real. Podemos apreciar aqui 26 entrevistas feitas por Amir Labak com alguns dos principais documentaristas brasileiros . A programação com horários e formas de acesso pode ser vista na página do Festival -www.etudoverdade.com.br. Para conferir o comentário completo acesse OUVIR.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook