Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Instituto Ricardo Brennand hospeda a Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Evento é realizado pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM Brasil

Evento é realizado pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM Brasil
21/09/2021
    Compartilhe:

Instituto Ricardo Brennand , em grande estilo, sedia a Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo, realizada pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM Brasil, a partir desta terça-feira e até sábado . No programa do evento, que acontece de forma presencial e online, conferencistas nacionais e internacionais debatem sobre o colecionismo e sua relação com diversos temas contemporâneos a exemplo de Ailton Krenak - ambientalista, poeta e escritor , uma das maiores lideranças indígenas do país, com reconhecimento internacional - logo na abertura do encontro, nesta manhã.

Do Canadá temos Dom Thompson, ele escreve sobre mercado de arte, e discorre sobre o tema Coleções Privadas no Futuro, enquanto o professor Antonio Motta, fundador do Curso de Bacharelado em Museologia na Universidade Federal de Pernambuco, expõe a respeito das Emoções em Coletar Coleções. Bruno Brulon, presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM, do ICOM ( Conselho internacional de Museus ) apresenta o tema Descolonização como uma Prática, enquanto a curadora dinamarquesa Jette Sandhal , diretora fundadora do Museu da Mulher da Dinamarca, chama atenção para as coleções raras em Polifonia e o Futuro das Coleções.

Outras participações são igualmente interessantes como a de Ana Paula Barradas que discute sobre as lutas e perspectivas de instituições museológicas e de pesquisas para salvaguardar as coleções arqueológicas em tempos contemporâneo. Ana Avelar defende o tema Artemídiamuseu: a primeira coleção de arte digital para o Museu Nacional da República e Oscar Malta polemiza uma possível prática de descolonização artística contemporânea em (Des) construindo ruínas imateriais. Esses são alguns dos participantes, a agenda é extensa. E valiosa.

Para conferir o áudio do comentário acesse OUVIR.

 

Lembrando que sugestões de pauta devem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook