Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Libelu - Abaixo a Ditadura já pode ser assistido via streaming

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Documentário de Diógenes Muniz foi vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade

Documentário de Diógenes Muniz foi vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade
26/05/2021
    Compartilhe:

Libelu - Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz, longa-metragem documental vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade, chega às plataformas de streaming nesta quinta-feira, ou seja, NOW, Vivo Play, Oi Play, Google Play, Itunes, Youtube Filmes e Apple TV.

O filme retrata a trajetória do grupo estudantil Liberdade e Luta –  Libelu, braço estudantil da organização clandestina trotskista, Organização Socialista Internacionalista. O grupo foi criado em 1976, dentro da USP, e até por isso, o documentário tem locação única: o prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP). Bom frisar que o grupo ganhou fama por retomar a palavra de ordem ‘Abaixo a Ditadura’ desde a instauração do AI-5, enquanto seus integrantes eram famosos pela irreverência e abertura cultural, o que soava como inconsequência política.

O doc assinado por Diógenes Muniz , direção e roteiro, traz uma grata contribuição desde que insere duas vertentes de abordagem - a histórica, com reconstrução de fatos políticos daquele período, e também outra de cunho mais humano, sobre o que a vida adulta reservou para aqueles revolucionários. Sob este aspecto, dialoga com a atualidade política e cultural do país . Fato é que, quatro décadas depois, a vida daqueles jovens tomou caminhos diversos, tanto pelo ângulo político, quanto pela visão que os próprios participantes têm hoje daquele passado.

E aí ouvimos depoimentos interessantíssimos vindos, por exemplo, de Antonio Palocci Filho: ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil , o sociólogo Demétrio Magnoli , Eduardo Giannetti - economista e escritor, Julio Turra - assessor político da CUT, Paulo Moreira Leite, ex-diretor da Época e colunista do Brasil 247, só para citar alguns. O doc reúne ainda um farto material de imagens e depoimentos da época, numa montagem primorosa de André Felipe. De quebra, uma trilha bacana assinada por Samuel Ferrari e Tiago Jardim.  Para conferir o comentário completo acesse OUVIR. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook