Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba ( MIMB )

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Evento apresenta, pela primeira vez, realizações audiovisuais de jovens

Evento apresenta, pela primeira vez, realizações audiovisuais de jovens
01/10/2020
    Compartilhe:

Ancestralidade, magia e resistência são os pilares da 3a. edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba , totalmente virtual, em razão da pandemia. Serão 15 filmes de diversos países, duas masterclasses, oficina, apresentação cultural e a grande novidade: o impulso cultural para realizações audiovisuais de jovens negros e negras.  Os filmes ficarão disponíveis na página " Mostras", dentro da plataforma Videocamp,  até 09 de outubro.  

Sob o tema "Árvores Ancestrais - Tempo e Cura", a programação apresenta produções como "1798: Revolta dos Búzios", sobre um levante dos negros baianos que marcou a luta pela independência e pelo fim da escravidão. Outro título,  "Santos Imigrantes", lida com as religiões de matriz africana no Brasil a partir da presença marcante do orixá Exu. Já o curta"Merê", de Urania Munzanzu, retrata as mulheres da tradição Jeje Mahi em Benin, na África . Será exibido também o longa experimental ‘’Cavalo’’ , de Rafael Barbosa e Werner Salles, uma abordagem ampla sobre a religiosidade de matriz africana pautada pela liberdade dos corpos e das sensações. 

Nesta edição serão selecionados ainda oito curtas realizados por jovens negras/negros e periféricos de todo o Brasil. O objetivo é fomentar a produção audiovisual da juventude negra brasileira. A Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba, está no Facebook e Instagram. 

Para conferir o comentário completo acesse OUVIR.

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook