Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

O universo mágico e mitológico de Alice Vinagre dá o tom da exposição 'Trilhas' na Galeria Janete Costa

Ouvir

Por: Sandra Bittencourt

Mostra apresenta os principais momentos da trajetória plástica da artista sob um novo olhar e traz ainda sua produção mais recente

Mostra apresenta os principais momentos da trajetória plástica da artista sob um novo olhar e traz ainda sua produção mais recente
07/10/2021
    Compartilhe:

Alice Vinagre abre neste sábado, 9, a exposição Trilhas (ou Cisco no olho, tampão no ouvido), Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu , curadoria de Adolfo Montejo Navas. A narrativa visual passa por 55 produções da artista em diversos períodos, dos antigos aos mais recentes, até inéditos, mas sempre trazendo poéticas sob uma nova concepção.
Anotações sobre o Céu - série de mandalas celestes produzida em 2003 e apresentada no Les Varietés, em Marselha, França - é um dos trabalhos inéditos da artista no Recife e que traduz muito bem a singularidade de sua obra . Trata-se de um grupo de 39 pinturas em formato redondo, feitas em papel vegetal, tinta acrílica e caneta prateada, formados a partir do uso de bastidores. Nesses círculos, a artista nos traz o azul e suas nuances (algo, inclusive, muito presente em seu trabalho) com suas observações e impressões sobre o céu. 
Segundo o curador, a exposição não deve ser entendida como uma retrospectiva até porque trabalhos antigos ganham um novo olhar em 2021. Dessa forma, obras datadas do início da carreira de Alice Vinagre (como as aquarelas dos paraquedistas de 1996/1997) passam a dialogar com outras mais recentes, mostrando que algumas questões sempre permearam sua poética, a exemplo dos elementos da mitologia, da simbologia, de uma certa espiritualidade, em ambiente transcendental.
Então, fica a dica aí, exposição Trilhas, de Alice Vinagre, abertura neste sábado, 9 de outubro, das 15h às 19h, na Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu. Visitação a partir de domingo, 10, até 5 de fevereiro de 2022 . Vale muito a pena conferir.

Para o comentário completo acesse OUVIR.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook