Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Chefe de estação de metrô é denunciado por importunação sexual contra funcionária

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A tentativa de estupro foi registrada em um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro

23/04/2024
    Compartilhe:

A tentativa de estupro foi registrada em um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro

Foto: Divulgação

Uma funcionária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, denunciou ter sido vítima de uma tentativa de estupro por parte de outro servidor da empresa, que seria seu chefe imediato. O caso ocorreu no dia 11 de março, na estação Ipiranga, da linha Centro do metrô, quando o acusado trancou a vítima em uma sala e tentou abusar sexualmente dela, que resistiu à violência. A tentativa de estupro foi registrada em um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro.

Após o caso vir à tona, o ex-gerente de segurança, Emanuel Augusto dos Santos, foi substituído, no dia 17 de abril, por André Chalita de Figueiredo. A portaria foi assinada em Brasília pelo diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima. No entanto, não houve pronunciamento sobre uma possível ligação da troca com o caso.

Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou que tomou conhecimento da denúncia, na quarta-feira, dia 17 de abril, e instaurou um procedimento para apurar o fato com rigor e que a segurança de todos os seus funcionários e passageiros é prioridade para a Companhia.

Questionada sobre a troca de comando da gerência de segurança, a CBTU afirmou que a substituição foi uma decisão administrativa sem qualquer relação com a denúncia de estupro. Já em relação a exoneração do funcionário acusado, o mesmo não ocupa cargo de confiança na CBTU e por fazer parte do quadro efetivo, passará por processos administrativos disciplinares na Companhia, que são conduzidos de acordo com o Manual Disciplinar da empresa e determinações da Controladoria Geral da União (CGU), que permite o direito da ampla defesa e prazos regulamentados.

Confira a nota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na íntegra:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que, assim que a denúncia foi recebida pela Corregedoria, na quarta-feira (17/04), foi aberta uma Investigação Preliminar Sumária para apurar o fato. A CBTU ressalta que todos os processos administrativos disciplinares na Companhia são conduzidos conforme Manual Disciplinar da empresa e determinações da Controladoria Geral da União (CGU), com direito a ampla defesa e prazos regulamentados. A CBTU destaca que a segurança e integridade de todos os seus funcionários e passageiros são uma preocupação da Companhia e que o fato será apurado com rigor.

Em relação a nomeação e dispensa de funções de confiança, esses atos administrativos são discricionários e a dispensa do empregado não tem nenhuma relação com o caso citado. A CBTU destaca que a segurança e integridade de todos os seus funcionários e passageiros são uma preocupação da Companhia e que o fato será apurado com rigor.

Já em relação a exoneração do funcionário acusado, o mesmo não ocupa cargo de confiança na CBTU e por fazer parte do quadro efetivo os processos administrativos disciplinares na Companhia serão conduzidos conforme Manual Disciplinar da empresa e determinações da Controladoria Geral da União (CGU), com direito a ampla defesa e prazos regulamentados.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook