Mais de 200 cirurgias de hérnia serão realizadas no Recife nesta semana durante um mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal (SBH). A ação, que segue até o dia 3 de julho, reúne 37 cirurgiões voluntários de diferentes estados e tem como objetivo reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a SBH, aproximadamente 2.401 pacientes aguardam por cirurgia de hérnia em Pernambuco, sendo mais de 900 apenas no Recife. A expectativa é reduzir parte dessa demanda e evitar complicações causadas pela doença, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia, que podem exigir cirurgias de urgência.
Serão realizadas 100 cirurgias de hérnia na Santa Casa de Misericórdia e outras 60 no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e 12 cirurgias robóticas no Hospital Português. No entanto, pela primeira vez, outros 12 hospitais de Recife realizarão em torno de 122 cirurgias em um único dia para se integrarem ao Mutirão da SBH, no Hérnia Day, que acontecerá neste domingo (29).
Neste dia, participam do Mutirão os hospitais Agamenon Magalhães, Hospital Universitário Oswaldo Cruz , Hospital Getúlio Vargas, Hospital das Clínicas, Hospital Evangélico , Hospital Memorial Jaboatão, Hospital Alfa, Hospital do Idoso, Hospital Barão de Lucena, Hospital dos Servidores, Hospital da Restauração e Hospital Otávio de Freitas.
Ainda de acordo com a entidade, Pernambuco realizou quase 50 mil cirurgias de hérnia entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2026. Desse total, 14.706 ocorreram no Recife, que concentra cerca de 30% dos procedimentos realizados no estado.






