O primeiro dos seis trens que foram comprados pelo governo federal para o Metrô do Recife, vindos de Belo Horizonte (MG), começou a operar na tarde desta sexta-feira (10), na Linha Sul. O veículo passa a circular cerca de dois meses após a chegada à capital pernambucana e aproximadamente um mês depois do prazo inicialmente previsto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
A composição foi incorporada à operação após passar por etapas de montagem, testes técnicos e operacionais, além da liberação para transporte de passageiros. O trem faz parte de um lote de seis veículos adquiridos junto ao Metrô de Belo Horizonte para reforçar a frota da Linha Sul e reduzir os impactos da crise operacional enfrentada pelo sistema.
Ao apresentar o primeiro trem, no mês de maio, a CBTU havia informadp que o veículo começaria a operar ainda em junho. No entanto, a entrada em circulação foi adiada para julho em razão da necessidade de concluir os procedimentos técnicos e de segurança antes da liberação da composição.
Segundo a companhia, os outros cinco trens serão enviados gradualmente de Belo Horizonte para o Recife. A expectativa é que as novas composições ampliem a oferta de viagens na Linha Sul e contribuam para reduzir falhas operacionais, enquanto o sistema aguarda investimentos estruturais e o avanço do processo de transferência da gestão do metrô para o Governo de Pernambuco.






