Escute ao Vivo
- Publicidade -
- Publicidade -

HR diz que vítimas de ataque de tubarão na RMR apresentam estabilidade clínica

O HR reforça a necessidade de manutenção dos estoques de sangue para o atendimento de pacientes em estado grave

Por: Redação CBN

O Hospital da Restauração (HR) informou, na manhã desta terça-feira (2), que João Lucas Nemezio, de 11 anos, e Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, vítimas de ataque de tubarão no Grande Recife, apresentam estabilidade clínica, sem novos sangramentos. Eles continuam recebendo assistência multidisciplinar da unidade de saúde, respectivamente, na UTI Pediátrica e na UTI Geral. Os dois ataques foram registrados em pouco mais de 24h, em Jaboatão dos Guararapes e no Recife, envolvendo as espécies cabeça-chata e tigre.

Doação de sangue

O HR reforça a necessidade de manutenção dos estoques de sangue para o atendimento de pacientes em estado grave. A Fundação Hemope convoca os voluntários aptos à doação a contribuírem. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-081-1535. Na capital pernambucana, o hemocentro fica na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O espaço fica aberto das 07h15 às 18h30.

No próprio Hospital da Restauração (HR) também funciona uma unidade de coleta de sangue, de domingo a domingo, das 7h15 às 17h30. Qualquer pessoa pode comparecer de forma espontânea. Grupos de doadores também podem se organizar para doar. É possível agendar o horário da doação, através do telefone 3181-5722.

O que é preciso para doar sangue?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado.  Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou apresentar formulário de autorização.

Ataques

Com o ataque ocorrido nesta segunda-feira (1º), Pernambuco registra 84 incidentes com tubarão desde 1992, início da série histórica. Desse total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha. Somente na praia de Boa Viagem, são 25 casos. Em 2026, agora são três ataques registrados próximo ao continente.

Por meio de nota, o Governo de Pernambuco disse que, em janeiro de 2025, foram instaladas 150 novas placas de alerta ao longo dos 33 quilômetros da faixa litorânea sujeita a incidentes com tubarões, abrangendo o trecho entre a Praia do Farol, em Olinda, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Desse total, 60 placas foram instaladas no Recife.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
- Publicidade -

Notícias Relacionadas