Coral do Sintepe e Orquestra Mestre Nado unem gerações por meio da música
Foto: Foto: Péricles Chagas/Sintepe
Unindo gerações em um mesmo momento, o Sintepe promoveu, no dia 16 de junho, uma Plenária das Aposentadas e Aposentados em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede do Sindicato e contou com ampla participação de idosos filiados e jovens de escolas da rede estadual. A união das gerações ocorreu por meio da apresentação cultural do Coral das Aposentadas do Sintepe e da Orquestra Mestre Nado.
O dueto que encantou o público com o som de instrumentos produzidos artesanalmente em barro fez com que a energia tomasse conta do auditório, que cantou e dançou ao som da celebração. A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, ressaltou a importância da integração entre gerações.
“Idosos têm os seus saberes e os seus conhecimentos. Esse encontro de conhecimento, de saberes, é uma força de criação de laços, de pertencimento, e quem possibilita isso são os idosos nas famílias. Essa é a geração de criação de memórias afetivas, a criação de tradições, de culturas. Então isso para os jovens, cria na juventude um sentimento de pertencimento, que muitas vezes é isso que ampara a juventude quando está perdida.”, disse Ivete Caetano.
Sara Cordeiro, presidenta do Instituto Mestre Nado falou sobre a parceria entre o Sintepe e o Instituto.
“Foi um momento muito especial, um momento de preparação. Já nos ensaios, éramos tomados por uma emoção muito especial e hoje, então, se concretizou num fato histórico, marcante, um momento, inclusive, de luta, de resistência, de intergeracionalidade, juntar a orquestra nesse lado com o coral do outro.”, enfatizou Sara.
O evento fez parte das atividades em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O momento trouxe debate, acolhida e muita troca de experiências. Além disso, o dueto marcou a fortificação da parceria entre o Sintepe e o Instituto Mestre Nado, que atualmente se integra em uma Oficina do Barro, promovida pela Secretaria de Aposentadas e Aposentados. Ainda houve muito forró e dança junina no hall do Sindicato.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
UFPE anuncia corte de gastos e afirma que precisa de R$ 24 milhões para encerrar o ano
Instituição adotou medidas de austeridade por prever dificuldades para...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo com reportagem sobre IA
A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Estado convoca 317 aprovados para o Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros
Os convocados deverão realizar a matrícula no Curso de Formação...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Taxa de analfabetismo em Pernambuco permanece em 10%, aponta IBGE
Estado ainda enfrenta desafios educacionais, especialmente entre idosos,...
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
São João 2025 deve movimentar turismo e aquecer a economia em Pernambuco
Maioria dos viajantes vai optar por destinos no estado, impulsionando...