De olho no calendário: MEIs devem ficar atentos às suas obrigações fiscais
O DASN é obrigatório independentemente do rendimento, já o IRPF é obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 30.639,90 em 2023

Foto: Divulgação
O prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) realizem a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) e do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), fica aberto até o dia 31 de maio, e pode ser realizado diretamente no portal do Simples Nacional.
O DASN, que é relacionado ao CNPJ, é obrigatório para todos os microempreendedores individuais, como destaca o analista do Sebrae/PE, Cleto Paixão.
Segundo o analista do Sebrae/PE Cleto Paixão, é importante não deixar para última hora. Ele destaca os riscos de não realizar ou atrasar a declaração.
Além do DASN, em alguns casos, é importante estar atento aos requisitos previstos na legislação para, se necessário, apresentar a declaração do IRPF.
Ficam enquadrados nas condições para obrigatoriedade de declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$30.639,90 em 2023. Porém, no caso do microempreendedor individual, é necessário fazer diversos cálculos antes de prestar contas ao Fisco.
O Sebrae de Pernambuco estará à disposição dos donos de pequenos negócios que precisarem de orientações para realizar a declaração do IRPF e DASN. O apoio pode ser obtido através do 0800 570 0800 ou nas unidades espalhadas pelo Estado.
Guilherme Camilo
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Estado confirma construção de novo campus da UPE em Caruaru, no Agreste
Terreno da obra possui cerca de 59 mil metros quadrados
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Pentecostes reúne fiéis no Geraldão com terço, louvor e missa solene; confira
Evento da Arquidiocese de Olinda e Recife deve atrair cerca de 10 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Programa Jovens Defensores Populares inicia atividades em Pernambuco
No estado, o projeto acontece nas cidades do Recife e de Olinda
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Indicação para presidência da Adagro é adiada por falta de quórum na Alepe
Nome do médico veterinário Moshe Fernandes será votado apenas na próxima...
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Chuvas dos últimos dias ainda afetam o abastecimento de água em Pernambuco
Confira os abastecimentos de água comprometidos
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Incêndio: Defesa Civil mantém 13 prédios interditados no Centro do Recife
Uma nova vistoria da Defesa Civil nos prédios está marcada para esta...