Em Igarassu, projeto conscientiza alunos sobre a importância do mangue
A prefeitura de Igarassu está estimulando a cultura da pesquisa científica entre alunos do 4º e 5º ano da Escola Ana Caldas Brandão, no bairro Cuieiras. A iniciativa "Aratu - Cuieiras, preservar para não impactar" leva os estudantes ao manguezal, proporcionando um ambiente de aprendizado em que podem explorar e trocar conhecimentos com pescadores e a comunidade local. O início do projeto acontece nesta terça-feira (22), às 14h, e está previsto para ser encerrado no final do ano letivo.
Essa ação, realizada em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Rural de Pernambuco, está concentrada na conservação das espécies que habitam o ecossistema do mangue. O destaque é dado ao aratu, um elemento importante da gastronomia local representado no prato "fritada do aratu". A não preservação coloca em risco a fonte de renda de trabalhadores locais, enquanto a falta de manejo ameaça a subsistência dos moradores.
Ao educar sobre a importância da preservação, o projeto visa garantir um equilíbrio entre a tradição culinária e a sustentabilidade ambiental, dando um passo significativo para a conscientização e ação na preservação das riquezas naturais de Igarassu.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Fenearte conta com atuação de mais de 1,3 mil agentes de segurança
"A Feira das Feiras" espera receber mais de 320 mil visitantes em 2025
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
UFPE anuncia corte de gastos e afirma que precisa de R$ 24 milhões para encerrar o ano
Instituição adotou medidas de austeridade por prever dificuldades para...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo com reportagem sobre IA
A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do...