Governadora Raquel Lyra prestigia posse de Marcos Carvalho como desembargador do TJPE
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou nesta quarta-feira (8) da posse solene do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Marcos Carvalho. Indicado pelo Quinto Constitucional, o magistrado foi procurador-geral da Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no biênio 2023-2025 e foi escolhido para o cargo a partir de uma lista tríplice apresentada por uma comissão de desembargadores.
Em discurso, a governadora destacou o compromisso do novo desembargador com a justiça e reforçou a parceria entre os poderes. “Marcos Carvalho vai contribuir para uma Justiça mais forte e próxima da população. Como governadora, coloco o Executivo à provisão do Judiciário para fortalecer Pernambuco e combater as desigualdades sociais”, afirmou Raquel Lyra.
Marcos Carvalho celebrou a posse com uma fala marcada pelo compromisso com a democracia e a independência dos poderes. “Trabalharei para garantir uma justiça acessível, célere e eficaz. Após 25 anos no Ministério Público, assumo esta carga com grande honra e responsabilidade”, declarou o novo desembargador, que integra o TJPE em um momento de ampliação de sua composição de 52 para 58 membros.
A cerimônia contou com a presença de diversos, incluindo o senador Fernando Dueire, o deputado federal Lula da Fonte, deputados estaduais, membros do MPPE, além de representantes do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal Regional Eleitoral e do Poder Executivo. O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, destacou a importância da ampliação no segundo grau para enfrentar a sobrecarga de processos e fortalecer o trabalho do Judiciário em prol da população.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/01/2025
A deputada estadual Dani Portela (PSOL), presidenta da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Alepe, comemora a derrubada do muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca. A Agência Estadual de Meio Ambiente de
Caso é acompanhado desde 2023 pela comissão através de escutas, reuniões...