Olinda proíbe o uso e comercialização das armas de bolas de gel
Além de Olinda, Paulista, no Grande Recife, já havia determinado a proibição

Foto: Divulgação/SSP
Olinda, no Grande Recife, é o segundo município de Pernambuco a proibir o uso e a comercialização de armas de bolas de gel. O decreto foi publicado pelo prefeito Professor Lupércio (PSD), nesta quarta-feira (12). De acordo com a gestão municipal, mais de 150 incidentes já foram registrados no município nos últimos dez dias, incluindo lesões nos olhos.
As secretarias de Segurança Cidadã, Educação e Saúde devem realizar um trabalho de conscientização com jovens, pais e responsáveis sobre os danos causados pela prática. Os estabelecimentos comerciais que permaneceram com a venda do produto serão alvo de sanções por parte da administração municipal, como advertências, suspensão de alvarás e multas - além da apreensão das armas.
Até esta quarta-feira (12), a Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, já havia recebido 64 pacientes com lesões na região ocular fruto das bolas de gel. As "guerras" se tornaram febre entre os jovens pernambucanos, e tem chamado a atenção das autoridades de segurança, que alertam: arma de bola de gel não é brinquedo.
O prefeito Professor Lupércio (PSD) também garantiu que atividades educativas serão realizadas nas escolas públicas e privadas de Olinda, assim como a distribuição de cartilhas e fixação de cartazes.
“Estamos diante de uma preocupação que não é só dos olindenses, mas de uma forma muito geral de todos nós pernambucanos. Essas armas em gel têm percorrido os diversos locais de maneira desenfreada e isto é bastante prejudicial, trazendo muitos danos. Nós vamos enfatizar esse eixo educativo, mas também ser bastante firmes para coibir o uso e a comercialização em nosso município”, afirmou.
Além de Olinda, Paulista, no Grande Recife, já havia proibido a fabricação e comercialização das armas de bola de gel. O projeto, de autoria do vereador Eudes Farias (MDB), foi aprovado por unanimidade pela Câmara.
Um PL também entrará em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de autoria do deputado estadual Romero Albuquerque (UB), no mesmo sentido.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Fenearte conta com atuação de mais de 1,3 mil agentes de segurança
"A Feira das Feiras" espera receber mais de 320 mil visitantes em 2025
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
UFPE anuncia corte de gastos e afirma que precisa de R$ 24 milhões para encerrar o ano
Instituição adotou medidas de austeridade por prever dificuldades para...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo com reportagem sobre IA
A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do...