Palestra sobre os perigos do “surf” e “amorcegamento” nos ônibus para estudante

Foto: Divulgação | Grande Recife Consórcio de Transporte
Em uma conversa dinâmica com os alunos do ensino médio e fundamental, com idade entre 14 e 16 anos, ontem (10), no Centro Social Urbano de São Lourenço da Mata, Marcos Petrônio, palestrante e educador do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, destacou a importância que os estudantes tenham conhecimento sobre o uso correto do Sistema de Transporte Público e as boas práticas que garantam a segurança no uso do transporte público. Além disso, foi ressaltado o combate ao “surf” e “amorcegamento” nos ônibus naquela localidade, prática descontrolada realizada no município, principalmente entre os jovens.
Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.
Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, destaca a importância da denúncia, quando constatar essa prática, através dos canais de atendimento. “Nosso objetivo é conscientizar a todos, principalmente aos jovens, que essa prática não é um esporte, e sim um crime. Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento. Estamos mapeando quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato, chegando junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem”.
Durante o bate-papo, Petrônio ressaltou que essas ações colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus. “O nosso foco é salvar vidas, garantindo a segurança dos passageiros, resguardando as pessoas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema”.
Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones 3182.5511/5518.
As instituições de ensino que queiram levar a palestra aos seus alunos, devem solicitar através do email: [email protected] contendo as seguintes informações:
Instituição de Ensino;
Tema da Palestra;
Número de Participantes e faixa etária;
Data, Local e Horário;
Nome e telefone para contato;
Recursos disponíveis - multimídia.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (81) 3182.5518 ou (81) 3182.5511.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Fenearte conta com atuação de mais de 1,3 mil agentes de segurança
"A Feira das Feiras" espera receber mais de 320 mil visitantes em 2025
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
UFPE anuncia corte de gastos e afirma que precisa de R$ 24 milhões para encerrar o ano
Instituição adotou medidas de austeridade por prever dificuldades para...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo com reportagem sobre IA
A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do...