Pernambuco recebe mais de 1,5 mil novos residentes para estimular atendimento no SUS

A rede pública de saúde de Pernambuco ganhou um reforço significativo com a chegada de 1.553 novos residentes que atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS) . A noite de acolhimento ocorreu nesta segunda-feira (24) e marcou o início da formação prática dos profissionais aprovados no processo seletivo de 2025 .
Os novos residentes foram selecionados para 982 vagas em programas de residência médica e 571 em residência multiprofissional e em áreas profissionais da saúde . O investimento total nos programas chega a R$ 172,7 milhões , sendo que 70% desse valor (R$ 120,8 milhões) são oriundos do Tesouro Estadual .
A governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou a importância da iniciativa, não apenas para fortalecer o quadro de profissionais da saúde, mas também para descentralizar o atendimento, garantindo mais assistência à população do interior de Pernambuco.
“Nosso objetivo é expandir as modalidades de residência e fixação profissional em todo o Estado. Temos desafios importantes, como as lacunas na cobertura da saúde em algumas regiões, mas estamos avançando com a ampliação de mais de 500 leitos, o credenciamento de novos serviços e a revelação de unidades estratégicas, como o serviço de hemodinâmica que entra na operação hoje em Serra Talhada” , afirmou a governadora.
O fortalecimento da residência médica no Agreste e Sertão pernambucano contempla diversas especialidades essenciais para a saúde pública. Entre elas:
Serra Talhada – Residência em Anestesiologia e Medicina Intensiva Pediátrica
Arcoverde – Residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia
Goiana – Residência em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria
Caruaru – Residência em Endoscopia, Medicina de Família e Comunidade
Casinhas – Residência em Medicina de Família e Comunidade
Bezerros – Residência em Ortopedia e Traumatologia
Petrolina – Residência em Neonatologia, Medicina Intensiva Pediátrica e Clínica Médica
Além disso, programas multiprofissionais e uniprofissionais serão desenvolvidos em diversas cidades, ampliando o alcance da assistência financeira.
O Governo de Pernambuco reforça que esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas externas para fortalecer o SUS , melhorar a distribuição de profissionais e garantir que a população, principalmente do interior, tenha acesso a um atendimento médico especializado e de qualidade .
A chegada de novos residentes representa um avanço importante para a saúde pública, contribuindo para a qualificação da rede hospitalar e a redução das desigualdades regionais no setor.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Dani Portela participa de caminhada em defesa da Mata Atlântica e da APA Aldeia-Beberibe
Manifestação aconteceu neste domingo (27) no Derby reunindo a comunidade...