Pernambuco recebe quase 25 mil turistas internacionais no primeiro semestre de 2024

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco divulgou dados positivos sobre a movimentação do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, e o desempenho do setor turístico no estado no primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho, o Aeroporto do Recife registrou uma movimentação total de 4.628.283 passageiros, representando um crescimento de 7,61% em relação ao mesmo período de 2023 e um aumento de 8,52% comparado ao primeiro semestre de 2019, ano pré-pandemia. Especificamente em junho de 2024, houve uma variação positiva de 8,80% em comparação a junho de 2023.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, comentou sobre os resultados: “Os números refletem o contínuo esforço da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco em promover nosso estado como um destino turístico de excelência. O trabalho de promoção, liderado pela governadora Raquel Lyra, continua gerando bons frutos, este fato evidenciado pela recuperação e o crescimento do setor turístico na região desde janeiro do ano passado”.
Turistas Internacionais
No acumulado de janeiro a junho de 2024, Pernambuco recebeu 24.985 turistas internacionais. Os principais mercados emissores de turistas internacionais para Pernambuco foram:
País |
|
|
Portugal | 27,90% | |
Argentina | 20,00% | |
Uruguai | 19,70% | |
Alemanha | 5,37% | |
Itália | 4,99% |
Desempenho Econômico do Setor de Turismo: De acordo com os dados do IBGE/PMS de maio de 2024, o índice do volume das atividades turísticas apresentou uma variação positiva de 5,3% no acumulado de janeiro a maio de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, houve um aumento de 1,2% de abril para maio de 2024. No que diz respeito à receita nominal, o setor registrou um crescimento de 11,0% no acumulado de janeiro a maio de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, e uma variação positiva de 1,3% de abril para maio de 2024.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Estado confirma construção de novo campus da UPE em Caruaru, no Agreste
Terreno da obra possui cerca de 59 mil metros quadrados
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Pentecostes reúne fiéis no Geraldão com terço, louvor e missa solene; confira
Evento da Arquidiocese de Olinda e Recife deve atrair cerca de 10 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Programa Jovens Defensores Populares inicia atividades em Pernambuco
No estado, o projeto acontece nas cidades do Recife e de Olinda
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Indicação para presidência da Adagro é adiada por falta de quórum na Alepe
Nome do médico veterinário Moshe Fernandes será votado apenas na próxima...
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Chuvas dos últimos dias ainda afetam o abastecimento de água em Pernambuco
Confira os abastecimentos de água comprometidos
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Incêndio: Defesa Civil mantém 13 prédios interditados no Centro do Recife
Uma nova vistoria da Defesa Civil nos prédios está marcada para esta...