Primeiro Emprego para Enfermagem vira Lei em Pernambuco

A maior categoria profissional da saúde do Brasil ganha reforço na legislação pernambucana. A Lei 18.667, publicada nesta quarta-feira (04), versa sobre empregabilidade e valorização dos profissionais de enfermagem recém-formados. A tão esperada lei do primeiro emprego para a enfermagem estabelece objetivos e diretrizes para a inserção de auxiliares, técnicos e enfermeiros no mercado de trabalho.
A normativa visa estimular parcerias com entidades do terceiro setor para promover a contratação desses profissionais; consolidar uma cultura de respeito aos direitos trabalhistas, a exemplo de piso salarial e carga horária compatível; a busca pela proteção da legislação trabalhista e das convenções ou acordos coletivos; a regularidade das relações de emprego. Não bastasse o vasto espectro de lei, ela ainda pontua a necessidade de incentivar a contratação de profissionais de famílias em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade.
O propositor da legislação foi o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro: “O primeiro emprego para a Enfermagem é sempre muito difícil, uma vez que a exigência de experiência exclui muita gente do mundo do trabalho. Considerando que precisamos de mais profissionais para atender a nossa população e que esses trabalhadores merecem receber uma atenção maior, nas esferas pública e privada, devido ao trabalho minucioso e de grande responsabilidade com a vida humana, a Lei é de extrema importância. O meu desejo é que a aplicação dela promova o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo e o cooperativismo em favor desses profissionais recém-formados”.
O parlamentar comemorou a publicação da Lei, em meio à luta de muitos anos pelo piso salarial da enfermagem: “Depois de tanta humilhação e sofrimento em relação ao nosso piso, conquistado com muita luta, muitos profissionais de enfermagem estão doentes e exaustos. Precisamos vibrar com essa conquista em favor dos recém-formados e pela construção de uma enfermagem mais valorizada. Felizmente temos voz no legislativo pernambucano e eu sigo lutando pelos meus colegas e por toda a população!”.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Estado confirma construção de novo campus da UPE em Caruaru, no Agreste
Terreno da obra possui cerca de 59 mil metros quadrados
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Pentecostes reúne fiéis no Geraldão com terço, louvor e missa solene; confira
Evento da Arquidiocese de Olinda e Recife deve atrair cerca de 10 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Programa Jovens Defensores Populares inicia atividades em Pernambuco
No estado, o projeto acontece nas cidades do Recife e de Olinda
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Indicação para presidência da Adagro é adiada por falta de quórum na Alepe
Nome do médico veterinário Moshe Fernandes será votado apenas na próxima...
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Chuvas dos últimos dias ainda afetam o abastecimento de água em Pernambuco
Confira os abastecimentos de água comprometidos
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Incêndio: Defesa Civil mantém 13 prédios interditados no Centro do Recife
Uma nova vistoria da Defesa Civil nos prédios está marcada para esta...