TRANSPORTE URBANO: Em audiência promovida pelo MPPE, empresa Vera Cruz apresenta proposta para regularizar operação
O acerto foi estabelecido durante encontro mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na última terça-feira

Foto: Divulgação
A empresa Vera Cruz firmou um acordo com o Governo de Pernambuco e desistiu de realizar a entrega de nove linhas de ônibus, permutar e compartilhar outras sete, mantendo assim, a continuidade da operação no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife. O acerto foi estabelecido durante encontro mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na última terça-feira (3).
O acordo estabelece que a operação da Vera Cruz vai melhorar e renovar a frota de coletivos. A empresa propôs a apresentação de 70 carros para serem vistoriados e aprovados até o dia 15 de abril e outros 26 até o dia 30 de abril, o que totaliza 179 veículos aptos a operarem até o final do mês.
A permissionária também se comprometeu em manter, no mínimo durante 12 meses, zero autuações de frota reduzida, reduzir em pelo menos 90% as autuações de horários de viagem não realizados.
Além disso, a Vera Cruz pretende regularizar a situação do Descumprimento de Ordem de Serviço Operacional (OSO), Operação de veículo retido e Plataforma Elevatória Veicular (PEV) quebrada ou ausente e foi encarregada de implantar programa de combate à evasão de receitas em suas linhas.
A Vera Cruz, que é umas das oito permissionárias do sistema, não tendo contrato de licitação, tinha pedido, no início de Março para devolver ao Estado a operação de nove linhas da área Sul do Recife, Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca. O argumento apresentado, na época, foi de problemas operacionais e financeiros.
Guilherme Camilo
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Estado confirma construção de novo campus da UPE em Caruaru, no Agreste
Terreno da obra possui cerca de 59 mil metros quadrados
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Pentecostes reúne fiéis no Geraldão com terço, louvor e missa solene; confira
Evento da Arquidiocese de Olinda e Recife deve atrair cerca de 10 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Programa Jovens Defensores Populares inicia atividades em Pernambuco
No estado, o projeto acontece nas cidades do Recife e de Olinda
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Indicação para presidência da Adagro é adiada por falta de quórum na Alepe
Nome do médico veterinário Moshe Fernandes será votado apenas na próxima...
- Por REDAÇÃO
- 22/05/2025
Chuvas dos últimos dias ainda afetam o abastecimento de água em Pernambuco
Confira os abastecimentos de água comprometidos
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Incêndio: Defesa Civil mantém 13 prédios interditados no Centro do Recife
Uma nova vistoria da Defesa Civil nos prédios está marcada para esta...