14 de setembro: Dia Nacional Do Frevo
As comemorações ao Dia Nacional do Frevo deram início já na quarta-feira, no Paço do Frevo
Foto: Reprodução/Hugo Muniz
O Dia Nacional do Frevo é celebrado nesta quinta-feira, data que marca o momento em que o ritmo, que é também dança e cultura, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007, 100 anos após o primeiro registro da palavra "frevo". Já em 2012, o Frevo foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Além dos dois títulos, o Frevo tem também duas datas comemorativas e, em Pernambuco, ele é celebrado todos os dias.
A data faz referência também ao jornalista Osvaldo Almeida, cronista da primeira metade do século 20. Ele alimentava os jornais da cidade com notícias sobre carnaval e clubes no ciclo cultural do Recife. João Pedro Nires, Integrante da Troça carnavalesca mista Cariri Olindense, destaca a importância do dia para as agremiações.
As comemorações ao Dia Nacional do Frevo deram início já na quarta-feira, no Paço do Frevo com o lançamento do projeto de glossário de audiodescrição ‘Frevo às Cegas’, que tem o objetivo de democratizar o acesso e auxiliar na difusão do conhecimento sobre a dança, além de trazer o incentivo aos profissionais da audiodescrição na construção de roteiros de espetáculos de frevo.
O Paço do Frevo, que fica localizado no Bairro do Recife, é um equipamento cultural de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, o frevo.
Às 19 horas da noite desta quinta-feira, a festa de comemoração terá início com a apresentação do Bloco da Saudade, com o maestro Bozó. Em seguida, acompanhado da Orquestra do Maestro Carlos, o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite virá em desfile pela Rua do Bom Jesus. Ao mesmo tempo, pela Rua da Guia, embalada pela Orquestra do Maestro Oséas, a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, terá o seu desfile. Ao final dos cortejos simultâneos acontecerá um encontro dos gigantes do carnaval em frente ao Paço do Frevo, com suas respectivas orquestras, encerrando assim as comemorações do dia.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/09/2024
Orquestra Cidadã celebra 18 anos com a apresentação do “Concerto pela Paz”
Criada em 2006, a Orquestra Criança Cidadã acolhe jovens de comunidades em...
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Programação do Olha! Recife visita Mercados Públicos, Sítio Histórico Benfica e mais
Excepcionalmente, neste sábado, não serão realizados os passeios de...
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Secretaria de Cultura realiza primeiro censo de agentes e equipamentos em Pernambuco
Pesquisa estará disponível até abril de 2025
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Cineclube Casa Zero realiza sessão gratuita no Recife Antigo neste domingo
Acesso é gratuita e debate conta com tradução em Libras
- Por REDAÇÃO
- 04/09/2024
21º Festival Recifense de Literatura “A Letra e A Voz” começa nesta sexta-feira
Programação segue até domingo, de forma gratuita, no Centro do Recife
- Por REDAÇÃO
- 04/09/2024
CasaCor PE 2024 vai homenagear o artista Abelardo da Hora
Feira de arquitetura acontece de setembro a novembro no Centro do Recife