Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), durante coletiva para divulgação dos resultados do exame de 2023

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), durante coletiva para divulgação dos resultados do exame de 2023

Foto: Reprodução / Agência Brasil

16/01/2024
    Compartilhe:

Os alunos do 3º ano do ensino médio em todo o Brasil passarão a contar com uma novidade. De acordo com o ministro da educação, Camilo Santana, os estudantes vão receber um incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com previsão de repasse a partir de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), durante coletiva para divulgação dos resultados do exame de 2023.

O projeto de lei que estabelece o Programa Pé-de-Meia, com incentivos para os estudantes foi aprovado pelo Congresso no final de 2023, e sancionado nesta terça-feira (16) pelo presidente Lula, no entanto, não foi estipulado o valor mensal do benefício.

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de meio milhão de jovens desistem dos estudos por ano. Além disso, no ano de 2023, pelo menos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio, que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão fizeram a prova.

Segundo o ministro Camilo Santana, a ideia do programa é reduzir essa evasão escolar.

Camilo Santana destaca que a intenção é que o pagamento inicie nos primeiros meses de 2024. 

Para poder receber o dinheiro, foram determinadas algumas regras, sendo necessário comprovar frequência escolar, aprovação no fim do ano letivo e matrícula do ano seguinte. Além disso, o estudante terá de participar do exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Estudantes que têm de 19 a 24 anos e fazem parte do Educação para Jovens e Adultos (EJA), também terão direito ao benefício.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook