A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) tem defendido que esse reajuste seja de 40% para as bolsas de mestrado e doutorado

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo
Antes do término do primeiro mês do ano, as bolsas de auxílios aos mestrandos e doutorandos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sofrerão reajuste. É o que afirmou o Ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quinta-feira (19), durante encontro do Presidente Lula com os reitores das Universidades Federais do Brasil.
As bolsas de pesquisa estão sem reajuste desde 2013. Uma estimativa feita pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) afirma que o valor das bolsas de estudo perdeu 75% do poder de compra em comparação ao valor de dez anos atrás.
A associação defende um reajuste deve ser de 40% para as bolsas de mestrado e doutorado atualmente estipuladas em R$ 1.500 e R$ 2.200, respectivamente.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2023
Ministério da Defesa, AGU e Marinha se pronunciam sobre afundamento do ex-porta aviões
Proibido de atracar em Pernambuco desde o dia 5 de outubro do ano passado, o...
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Antigo porta-aviões pode ser afundado nesta quarta; Ibama alerta para riscos ambientais
A CBN Recife tentou contato com o Ministério do Meio Ambiente, mas ainda...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2023
Marcio Guiot é o novo presidente do Porto de Suape
Guiot terá o compromisso de captar nomes técnicos para atuar nas funções...
- Por REDAÇÃO
- 28/01/2023
Pernambuco lança força-tarefa para diagnosticar e destravar mais de cem obras públicas inacabadas da gestão anterior
O grupo de trabalho é formado por servidores das Secretarias da...
- Por REDAÇÃO
- 27/01/2023
Pesquisadores lançam Atlas do Pernambuco Indígena nesta sexta
O evento ocorre a partir das 13h no auditório do Museu do Estado de...
- Por REDAÇÃO
- 27/01/2023
Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo; no ranking por estados brasileiros, Pernambuco é o primeiro lugar
No recorte por região, desde 2017, o Nordeste lidera a lista; em 2022, foi...