Brasil queimou área equivalente a Colômbia e Chile entre 1985 e 2022
O mapeamento deste ano, segundo a rede, contabilizou a extensão consumida pelas chamas a partir de imagens de satélite

Foto: Reprodução/O Globo
De 1985 até o ano passado, 21,8% do território brasileiro foi queimado. A porcentagem corresponde a mais de 185 milhões de hectares destruídos ou uma área equivalente aos territórios da Colômbia e do Chile juntos.
Os dados são do MapBiomas Fogo, uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia que produzem um mapeamento anual da cobertura e uso da terra, além de monitorar a superfície de água e as cicatrizes de fogo mensalmente no Brasil.
O mapeamento deste ano, segundo a rede, contabilizou a extensão consumida pelas chamas a partir de imagens de satélite.
O levantamento apontou que o Cerrado e a Amazônia foram os biomas mais atingidos, correspondendo a cerca de 86% da área queimada.
Campos e savanas também foram afetados, além da Amazônia e da Mata Atlântica que tiveram a maior incidência de fogo em áreas já alteradas pelos seres humanos.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/05/2023
Pernambuco tem previsão de chuvas ao longo desta segunda-feira (29)
A maior concentração de chuvas será na Mata Norte e Região Metropolitana...
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
ONU escolhe a cidade de Belém como sede da COP30
A convenção para discutir mudanças climáticas será em 2025
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Prefeitura do Recife retira aterros irregulares às margens do Rio Moxotó
A multa prevista para esse tipo de infração chega até R$ 250 mil
- Por REDAÇÃO
- 25/05/2023
CPRH suspende, de maneira temporária, recebimento de animais silvestres e marinhos
A suspensão será temporária e deve durar 180 dias
- Por REDAÇÃO
- 23/05/2023
Cemaden monitora impactos da seca todos os municípios do país
A unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e...
- Por REDAÇÃO
- 18/05/2023
Desmatamento na Amazônia cai 36% no primeiro quadrimestre
Apesar da redução, a área devastada nos quatro primeiros meses de 2023...