Cepe lança livro e promove discussão sobre cultura e sociedade
Obra organizada pelo professor Flávio Brayner reúne artigos de 45 escritores

Foto: Divulgação/Cepe
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lança, nesta quinta-feira (20), o livro “Cultura: sobre a diversidade de um conceito”, organizado pelo professor e escritor Flávio Brayner. O livro reúne artigos de 45 escritores do Brasil e da França que refletem sobre vários temas dentro de áreas como educação, jornalismo, arte, direitos humanos, política e tecnologia.
O lançamento acontece no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, às 19h30, quando também será promovido um bate-papo entre Brayner e a professora e senadora Teresa Leitão, que escreveu um dos textos.
O professor Flávio Brayner conta que a compilação de 46 artigos em 504 páginas só foi possível por meio de uma provocação.
“A minha preocupação inicial era com o uso constante - que vejo nos jornais e nas revistas - dos termos ‘cultura da violência’ e ‘cultura do estupro’, quando a gente sabe que foi exatamente contra a essas violências intrínsecas às pulsões mais fundamentais do homem que a cultura foi produzida. Para criar instituições e normas que impedissem que nós nos destruíssemos. Foi exatamente a partir desse mote que eu resolvi perguntar a mais de 40 pessoas sobre o que elas pensavam acerca de suas áreas específicas de profissão e como elas relacionam as suas áreas com a ideia de cultura", explicou.
Além da senadora Teresa Leitão, fazem parte da obra nomes como o monge beneditino Marcelo Barros, que escreve sobre “Cultura, espiritualidade e religião”, e o Comunicador da Maioria, Geraldo Freire, que relaciona a discussão proposta pela obra a uma paixão declarada: o rádio.
Para o professor Flávio Brayner, o livro “Cultura: sobre a diversidade de um conceito” é um convite à reflexão.
“Eu não espero que o leitor faça uma leitura igual a minha, nem necessariamente igual a nenhum dos autores. Que ele faça uma leitura própria e possa concluir sobre o que perdemos quando falamos sobre coisas como 'cultura do estupro'. E se a xenofobia, o feminicídio e a homofobia se transformarem em artefatos culturais que possam ser transmitidos às novas gerações, o que podemos esperar do futuro a partir daí?", questionou.
Serviço
Lançamento do livro Cultura: sobre a diverisdade de um conceito, de Flávio Brayner (org.), com um bate-papo entre o organizador e a senadora Teresa Leitão
Quando: 20 de março de 2025, quinta-feira
Hora: 19h30
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife (PE)
Preço: R$ 80,00 (impresso)
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Após colisão contra poste, veículo pega fogo em Casa Amarela; homem é socorrido para o HR
Segundo testemunhas, o condutor negou ter consumido bebida alcoólica ou...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Protesto de carroceiros interdita avenidas do Grande Recife nesta segunda-feira
O protesto acontece devido à lei de tração animal
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Com mais de 3,6 mil vagas, UPE abre inscrição para o SSA 2026; confira
Ao todo, 3.620 vagas são distribuídas em 12 campi, para 58 cursos de...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Colisão entre carro e ônibus escolar deixa uma pessoa morta em Carpina, na Mata Norte
Segundo a PRF, a suspeita é de que o veículo de passeio tenha atravessado a...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Gilson Machado se apresentaria no São João de Caruaru no dia 24 de junho com a banda Brucelose
Cachê da apresentação deste ano não foi divulgado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Pela segunda vez, voo entre Recife e Madri enfrenta problema técnico e retorna ao aeroporto
O avião deu cerca de 20 voltas sobre o oceano para diminuir o peso e pousar...