
Mais de 250 pessoas estão desalojadas em Vicência, na Mata Norte, devido às chuvas
A água invadiu 101 casas e mais de 400 pessoas foram afetadas

Foto: Reprodução/TV Globo
Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi a cidade que mais sofreu danos devido às fortes chuvas registradas nesta terça-feira (28). 101 casas foram invadidas pela água, o que, de acordo com a prefeitura, deixou 252 pessoas desalojadas. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em Vicência, choveu 75 mm em 12h, ultrapassando a média histórica prevista para o mês de janeiro.
Cinco pessoas ficaram feridas ao serem arrastadas nas enxurradas. Uma idosa de 68 anos, identificada como Luiza Idalino Lima, foi levada ao Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife, e tem quadro estável.
O adolescente Jolivan Otávio de Oliveira Gonçalves, de 14 anos, foi encaminhado ao Hospital da Restauração, no Centro do Recife, e também tem quadro estável. Outras três pessoas, que não tiveram a identidade divulgada, foram atendidas na Unidade Mista de Vicência e liberadas.
A Defesa Civil de Pernambuco atestou que entre 10 e 15 casas próximas a um córrego estão comprometidas. O prefeito Eder Waltter (PSDB) declarou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que não houve tempo para que as famílias pudessem salvar os pertences.
"Mal tiveram tempo de sair de suas casas. Então, a gente, nesse momento, pede a solidariedade de todos os vicencianos, de todos que possam ajudar, contribuir de alguma forma. É um cenário de guerra. A verdade é essa", pontuou.
Os desabrigados foram levados para casas alugadas com auxílio dado pelo município ou para um abrigo montado na Escola Municipal Luiz Maranhão. Outro ponto abordado pela gestão como determinante para dificultar a situação foi a grande quantidade de lixos e entulhos jogados em um córrego do município.
"A gente faz manutenções periódicas, mas aqui a gente tem um problema da própria população de colocar objetos que travam a passagem da água. Um dos problemas foi uma cama box que a água levou e enganchou numa tubulação da Compesa e começou a represar", afirmou.
Um decreto municipal foi publicado com o objetivo de oferecer auxílio de R$ 2 mil às famílias que tiveram as casas invadidas pela água. A governadora Raquel Lyra (PSDB), em pronunciamento nas redes sociais, garantiu que as cidades mais afetadas pelas chuvas estão recebendo um auxílio estadual, colchões e cestas básicas, como no caso de Brejo da Madre de Deus, no Agreste.
Apac
O último aviso meteorológico da Apac coloca todas as regiões de Pernambuco em estado de observação, com previsão de continuidade de pancadas de chuva com intensidade moderada ao longo desta quarta-feira (29). A confluência dos ventos causa aumento da instabilidade e ocasiona as pancadas de chuva, principalmente na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Movimenta Indústria PE: Pernambuco discute presença feminina na indústria em evento estratégico
Evento reúne lideranças para debater inovação e empreendedorismo feminino
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Justiça de Pernambuco condena Gusttavo Lima a pagar R$ 70 mil por danos morais
Cantor foi responsabilizado após pernambucano ser importunado com ligações...
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Abreu e Lima abre seleção com 28 vagas para médicos
Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (21)
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
Relatório do MPF aponta problemas em 11 unidades prisionais de Pernambuco
Presídio de Igarassu, alvo recente de operação da PF, tinha venda de...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Apac emite alerta de chuvas intensas para Fernando de Noronha e outras regiões de Pernambuco
Aviso meteorológico prevê pancadas de chuva moderadas a fortes até esta...