O debate sobre a proposta é uma ofensiva ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Foto: G1/divulgação
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (13), em votação simbólica, o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que configura crime o porte ou a posse de qualquer quantidade de entorpecente, a chamada PEC das Drogas.
O debate sobre a proposta é uma ofensiva ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A PEC não segue imediatamente para o plenário do Senado, no entanto, deve entrar em discussão na semana que vem.
De acordo com o advogado criminalista Victor Pontes, se aprovada, a emenda não pode ser diminuída, apenas alterada.
De forma paralela, o STF já votou sobre a descriminalização, com 5 votos a favor e 3 contra, no entanto, a votação foi adiada, a pedido do ministro Dias Toffoli.
Segundo Victor Pontes, não é competência do STF votar esse tipo de assunto.
Já na votação da CCJ, entre os 27 senadores presentes, apenas quatro se posicionaram contra a PEC das Drogas, sendo eles Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES), Jaques Wagner (PT-BA) e Marcelo Castro (MDB-PI). Quando submetida a votação no plenário do Senado Federal, a proposta precisará do aval de, no mínimo, 49 senadores em dois turnos. Após isso, a PEC segue para sanção ou veto do presidente Lula.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Câmara de Pesqueira rejeita CPI contra prefeito e vereadores acusados de corrupção
Proposta para investigar suposto esquema de desvio de R$ 15,6 milhões teve...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comissão de Justiça da Alepe aprova pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo de Pernambuco
Projeto foi aprovado na CCLJ e ainda precisa passar por mais duas comissões...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mendonça Filho vai convidar ministro Ricardo Lewandowski para discussão da PEC da Segurança na CCJ
A PEC da Segurança Pública foi entregue ao Congresso pelo presidente Lula...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%
Raquel Lyra tem 26% no cenário estimulado; desaprovação da gestão...