Comissão de Direitos Humanos da Alepe pede que homem que agrediu mulher por pensar que ela era trans responda por crime de transfobia
O inquérito está sendo conduzido pelo delegado Diogo Bem, titular da Delegacia de Casa Amarela.

Foto: Reprodução/G1
A comissão de direitos humanos da Assembléia Legislativa de Pernambuco solicitou a à Polícia Civil e ao Ministério Público do estado (MPPE) que o homem que agrediu uma mulher de 34 anos por pensar que ela era transexual responda pelo crime de transfobia, que é inafiançável, sendo enquadrado como ato de racismo e injúria racial.
Inicialmente, o caso foi registrado apenas como lesão corporal, que tem uma pena menor e pode ter a prisão substituída pela aplicação de multa ou por serviços comunitários. O crime aconteceu no sábado (23), no restaurante Guaiamum Gigante, na Zona Norte do Recife.
O inquérito está sendo conduzido pelo delegado Diogo Bem, titular da Delegacia de Casa Amarela. Ao fim das investigações, a polícia encaminha o resultado das apurações ao MPPE, que pode ou não apresentar uma denúncia contra o suspeito na Justiça. De acordo com a parlamentar Dani Portela, a comissão encaminhou um relatório sobre o caso ao MPPE e à Polícia Civil. Previsto no artigo 129 do Código Penal, o crime de lesão corporal pode resultar em detenção de três meses a um ano. Já o delito de transfobia, enquadrado na Lei do Racismo, pode ser punido com reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
Informações com a repórter Ana Júlia Duarte
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
MPPE denuncia delegado por tentativa de homicídio contra ambulante em Noronha
Ministério Público também solicitou o afastamento do cargo do delegado...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Policial penal é preso por tráfico de drogas dentro do Presídio de Igarassu
O policial nega ter conhecimento da droga
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Polícia investiga triplo homicídio dentro de residência em Nova Descoberta, no Recife
Vítimas tinham 17, 18 e 19 anos de idade
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Corpo é deixado em frente à CEPLANC, na Zona Norte do Recife; Polícia Civil investiga caso
A vítima, um homem de 28 anos, tinha diversos ferimentos por arma de fogo
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia investiga envolvimento de policial penal em entrega de droga a detento no Presídio de Igarassu
Câmeras de segurança confirmaram participação do servidor e de um detento
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Polícia Civil identifica suspeito de invadir estacionamento do DHPP e furtar veículos militares
Dois casos foram registrados no local em menos de uma semana