Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Conselho Estadual de Política Cultural faz apelo ao Governo de Pernambuco para que retorne à organização do FIG

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Esta será a primeira vez que o Estado não estará envolvido na realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), após desacordo com a Prefeitura de Garanhuns

Esta será a primeira vez que o Estado não estará envolvido na realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), após desacordo com a Prefeitura de Garanhuns

Foto: Diogo Fernandes/Secult-PE

13/04/2024
    Compartilhe:

O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE) emitiu uma nota solicitando que o Governo de Pernambuco volte a participar da organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) de 2024. Esta será a primeira vez que o Estado não estará envolvido na realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), após desacordo com a Prefeitura de Garanhuns.

Em nota, a CEPC-PE argumenta que o governo  "têm o dever legal de manter a existência do Festival e realizá-lo da melhor forma possível", e que o uso do nome do FIG sem a autorização do governo constitui uma apropriação indevida de um bem público. Sendo assim, o conselho enviou uma recomendação urgente à Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) para a criação de uma comissão organizadora do FIG, que deve ocorrer entre os dias 11 e 28 de julho.

O conselho, composto por 40 representantes, 20 da sociedade civil e 20 designados pelo Governo, faz um apelo à Governadora Raquel Lira e ao Prefeito Sivaldo Albino para que "cheguem a um acordo para o bem dos fazedores de cultura, para o bem do Patrimônio Cultural pernambucano e para o bem da cultura do nosso Estado".

A decisão de retirar o Estado da organização do festival foi anunciada em 2 de abril, após a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmar ter sido surpreendida pelo anúncio da programação principal da 32ª edição do evento pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB). O governo não fornecerá os R$ 17 milhões previstos para atrações e apoio estrutural, como em anos anteriores. Em vez disso, será apenas uma patrocinadora do festival, contribuindo com um valor não especificado, sob a condição de contratar artistas do Estado.

Dessa forma, o festival deste ano será totalmente responsabilidade do município, uma demanda manifestada pelo prefeito após o evento de 2023, quando a Prefeitura de Garanhuns e parte do público criticaram o Governo de Pernambuco pelo atraso no anúncio da programação.

A decisão contou com o apoio da população, empresários e do deputado federal Felipe Carreras (PSB), ligado ao setor de eventos, que anunciou seu apoio, juntamente com o parlamentar Carlos Veras (PT), que atuará como patrocinador.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook