Cooperativa de reciclagem realiza ação de conscientização no bairro de São José
Em uma sociedade na qual o problema do descarte de resíduos vem se tornando debate obrigatório quando a questão é preservação ambiental, a reciclagem sempre é citada como uma solução

Foto: Tiago Peixoto
Situada no bairro de São José, no coração do Recife, a Cooperativa Reciclando Vidas é um exemplo inspirador de como a reciclagem de resíduos sólidos pode, não apenas beneficiar o meio ambiente, como também melhorar significativamente a qualidade de vida de seus cooperados. Criada há três anos, e composta por 18 cooperados residentes das comunidades do bairro, a cooperativa tem desempenhado um papel fundamental na limpeza das ruas, coletando e realizando a triagem de resíduos recicláveis, sempre à procura de maneiras de expandir suas atividades e impacto na comunidade.
Em uma sociedade na qual o problema do descarte de resíduos vem se tornando debate obrigatório quando a questão é preservação ambiental, a reciclagem sempre é citada como uma solução. Neste sentido, o presidente da cooperativa, Esmeraldo Emílio dos Santos, viu na coleta seletiva uma oportunidade de gerar renda para sua família e colegas de bairro. “Fazia limpeza de canais e vi a quantidade de lixo que era jogada fora e percebi que podíamos dar um jeito de conseguir renda para dentro de nossas casas”, diz.
Hoje, (29), a partir das 8h, a cooperativa realizará uma ação social no bairro de São José, visitando residências e ajudando na divulgação da coleta seletiva e também da cooperativa. "Se o material for descartado corretamente facilita nosso trabalho e seria melhor para a gente, pois faríamos tudo mais rápido e poderíamos ir em outros lugares. Além de ajudarem o meio ambiente, as pessoas nos ajudam", explica Esmeraldo.
Mãos Pro Futuro - A cooperativa é uma das várias que recebem apoio do programa Mãos Pro Futuro, desenvolvido pela ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e realizado em parceria da ABIMAPI- Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados e ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. Para Esmeraldo, a parceria faz a diferença na vida dos cooperados "Está melhorando, a cooperativa cresce com o apoio que recebe. Antes eu trabalhava na rua, de camelô, e quando eu entrei na reciclagem melhorou. De manhã chegamos e ficamos das 8h às 17h. Todos trabalhamos e todos recebemos”, afirma. Filho de Esmeraldo, Mateus Emílio Silva Santos, de 19 anos, também é cooperado e elogia a capacitação que o Mãos Pro Futuro fez com os cooperados e o auxílio em estruturas que é cedido pelo Programa para a Reciclando Vidas. "Eles nos ajudam com equipamentos. EPI, maquinários como geladeira, micro-ondas, computadores, prensa, balança, foram eles que conseguiram para gente”, discorre.
Geração de renda – A cooperativa recupera, em média, cerca de 32 toneladas de materiais por mês, incluindo vidros, metais, papéis e plásticos. Uma parte substancial desses resíduos provém da parceria com a Prefeitura do Recife. O município tem coleta seletiva implantada e direciona todos os dias os materiais recicláveis para o galpão da Reciclando Vidas. A remuneração mensal dos cooperados é baseada na produção, garantindo que recebam entre R$1.000,00 e R$1.300,00 reais pela comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva na cidade de Recife. Cooperada há pouco mais de dois meses, Rosa Gomes da Silva destaca o impacto que a renda obtida tem em seu orçamento. “Eu já tenho mais de 50 anos e moro em comunidade, é muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego. Então estou achando ótimo. Estamos limpando o ambiente, tirando os lixos da rua. É bom ter uma renda, principalmente para gente que tem família”, diz ela, que é mãe de 3 filhos. Além de colaborar com a prefeitura, a cooperativa também coleta resíduos de empresas públicas e privadas, bem como de residências e condomínios nos bairros da Ilha do Leite e Recife Antigo, além de São José.
Aqueles interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (81) 99913.8727 para agendar a coleta. Materiais como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros são recicláveis. Saiba mais sobre o programa Mãos Pro Futuro no site: https://www.maosprofuturo.org.br/
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Lourival Holanda é reeleito para presidência da APL
A posse da diretoria eleita ocorrerá em janeiro, juntamente com a...
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2023
Saiba o que é FIV: busca pelo método cresceu entre famosos
Gabriella Maciel Collier, médica ginecologia obstetrícia, especialista em...
- Por ANDRESSA
- 27/11/2023
Mostra do Projeto Cultura Viva movimenta COMPAZ Dom Hélder Câmara, no Coque
Evento será realizado no próximo dia 28 e vai apresentar um balanço das...
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2023
Governo de Pernambuco lança plano de segurança nesta segunda
O Plano é resultado do lançamento da nova política pública para a área,...
- Por REDAÇÃO
- 23/11/2023
MPF denuncia internauta pernambucano por difamação e incitação ao crime contra parlamentar
De acordo com a denúncia, o acusado usou sua conta na rede social X (antigo...
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2023
TCE-PE elege Mesa Diretora e Valdecir Pascoal será o novo presidente no biênio 2024/2025
O conselheiro, retorna ao cargo após 10 anos e assumirá o posto de Ranilson...