Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Artigos

Coronavírus: a solução é união


Por: REDAÇÃO Portal

Por Fábio Silva - Presidente da ONG Novo Jeito

Por Fábio Silva - Presidente da ONG Novo Jeito
25/03/2020
    Compartilhe:

O combate a uma doença de propagação tão rápida como a do corona vírus só terá o resultado que a população precisa se houver unidade entre os que ocupam cargos de liderança nesta sociedade. Não adianta governos estaduais tomarem medidas de prevenção e governo federal por vezes querer o contrário. Enquanto não há unidade, o vírus se espalha.

Entendo perfeitamente a preocupação com os aspectos econômicos, com o mercado formal, com o empresariado, com a volta da prestação de serviços,  afinal, fazemos parte de um dos segmentos mais afetados com a crise, que são as organizações da sociedade civil e as iniciativas sociais. Também precisamos voltar. Mas acredito que, neste primeiro momento, a luta pela preservação de vidas é prioritária e que para construirmos este segundo momento, o de retorno econômico, tudo precisa estar encaixado, seja através da volta parcial ou até total de nossas atividades, mas para isso, precisamos de união.

Se governo federal, estados e municípios não estiverem juntos seguindo para o mesmo lado, não vamos ter no horizonte de sequer médio prazo a possibilidade de confinamento parcial, o que já faria com que a economia volte a girar. O que vinha sendo construído através de videoconferências alguns dias atrás, com medidas unificadas entre Brasília e estados, não pode ser jogado fora agora. Uma posição externada como a de ontem voltou a separar as pontas e o que está no meio agora é um plano de transição entre o isolamento total e o parcial.

Ou seja, mais do que falar de soluções que cada um acredita, a solução mais necessária neste momento é a união. Neste ano, completo dez anos realizando e participando de campanhas solidárias e sei bem o quanto a falta de união atrapalha no andamento. O quanto que o clima emocional é abalado em pessoas que precisam estar na linha de frente ou na posição de pensar as ações. Sei de relatos de várias pessoas que não conseguiram dormir esta noite e de outras que não têm conseguido dormir há dias por conta do avanço do corona vírus e da falta de perspectiva causada por essa desunião.

Para nós como sociedade, torcemos urgentemente pela união entre os poderes e precisamos de calma. Falas e exemplos, neste momento, que não sejam de paz e união geram ainda mais incertezas na população. Podemos participar desse combate nos engajando em algumas das ações que estão disponíveis, como a doação de valores para a compra e distribuição de cestas básicas para os mais necessitados, mandando apoio aos profissionais de saúde, participando de  ações voluntárias executadas a distância, entre outras. Cuide dos seus idosos, seus pais, avós, tios. Aos que estão trabalhando, mantenham cuidado com a higiene. Com união, vamos vencer e poderemos comemorar como gostamos: com um forte abraço.

Fábio Silva - Presidente da ONG Novo Jeito, Transforma Recife e presidente do Porto Social

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook