Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Meio Ambiente

CPRH alerta para o início do período de defeso do caranguejo-uçá

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O defeso ocorre nas fases de lua nova e lua cheia, quando machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento.

O defeso ocorre nas fases de lua nova e lua cheia, quando machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento.

Foto: Divulgação

09/01/2024
    Compartilhe:

Inicia, a partir desta sexta-feira (12), o período de defeso para o caranguejo-uçá, que se estenderá até 17 de janeiro. Durante esse tempo, são proibidas atividades como captura, manutenção em cativeiro, comercialização, transporte, beneficiamento, industrialização e armazenamento do caranguejo-uçá.

Os autorizados para transporte e comercialização durante o defeso devem declarar o estoque no site do Ministério da Agricultura e Pesca até 11 de janeiro, detalhando animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), serão intensificadas ações de educação ambiental para conscientização de pescadores, comerciantes e consumidores, com fiscais em campo. Descumprimentos resultarão em autuações e penalidades, incluindo apreensão e multas.

O defeso do caranguejo-uçá, conhecido como andada, ocorre nas fases de lua nova e lua cheia, quando machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento, assegurando a continuidade da espécie. Além do primeiro ciclo, haverá mais dois períodos em 2024: 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook