SNIS aponta que o estado despeja o equivalente a 208 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza todos os dias

Foto: Divulgação/ Via G1
De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o estado de Pernambuco despeja o equivalente a 208 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza todos os dias, perdendo apenas para Bahia, com 317 piscinas, num balanço que levou em consideração outros estados da região Nordeste. A apuração destaca que em 2021, apenas 30,7% da população nordestina é atendida com coleta de esgoto, enquanto mais de 39 milhões de moradores não são contemplados com esse serviço.
A falta de saneamento reflete na qualidade de vida da população, é o que mostra os dados do DATASUS 2021, presentes no Painel Saneamento Brasil, evidenciando que mais de 59 mil internações por doenças de veiculação hídrica aconteceram e cerca de 583 pessoas morreram devido a essas doenças. No total, o Nordeste teve despesas de mais de R$23 milhões com hospitalização por doenças associadas à ausência de saneamento.
Ainda de acordo com informações do sistema, somente 35,5% do esgoto é tratado, deixando claro que cerca de 1.315 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são jogadas no meio ambiente todos os dias. Em relação ao acesso à água potável, mais de 14 milhões de nordestinos não são abastecidos com água limpa E 46,2% da água produzida nos sistemas de distribuição é perdida, não chegando de forma oficial à população.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/06/2025
Turista é autuado por perseguir tartaruga marinha em Fernando de Noronha
Caso foi registrado na Praia do Porto e denunciado por meio de vídeo enviado...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Alepe promove ações em diversas cidades na Semana do Meio Ambiente; confira programação
Programação inclui seminários, exposições, feiras e plantio de mudas em...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Chuva deve se intensificar no litoral de Pernambuco na quinta e sexta, alerta Apac
Agência prevê aumento nas precipitações principalmente na Região...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Pernambuco comemora Semana de Meio Ambiente com programação gratuita
A iniciativa se estende até o dia 8 de junho
- Por REDAÇÃO
- 21/05/2025
Quatro rios de Pernambuco entram em cota de alerta para inundação
Rios Amaraji, Jacuípe, Tapacurá e Capibaribe preocupam autoridades; Defesa...
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Recife intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos durante o inverno
Ação da Prefeitura no Canal do Sport integra o programa Ação Inverno, que...