Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, define que o sistema brasileiro tributário precisa ter o peso maior nos tributos sobre o patrimônio e a renda

Os partidos de oposição da Câmara dos Deputados apresentaram uma proposta alternativa à Reforma Tributária, que está em tramitação na casa (PEC nº 45/19). Essa nova proposta, intitulada de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável foi elaborada pelas bancadas do PSB, PT, PCdoB, Psol e Rede com especialistas na área.
O deputado federal e líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar, esteve no programa CBN Recife, onde definiu o sistema tributário brasileiro como complexo e múltiplo de normas. Ele explicitou que a simplificação é necessária, mas o principal problema que precisa ser solucionado é a regressividade. “É exatamente um peso muito elevado dos tributos em cima do consumo. Então, isso faz com que os pobres paguem muito mais impostos do que os ricos, porque o pobre tem toda sua renda consumida”, explica Tadeu.
Além disso, ele defendeu a proposta alternativa, afirmando que além dela trabalhar na linha da simplificação, ela avança para tornar o sistema mais justo, ou seja, ter o peso maior nos tributos sobre o patrimônio e a renda, como é nos países como da OCDE e nos Estados Unidos, por exemplo. “Essa ideia simplifica, torna o sistema mais justo, aproxima dos países da OCDE, tira o peso sobre o consumo e dá mais peso sobre o patrimônio e a renda, que é como você pode graduar a tributação segundo a capacidade contributiva de cada indivíduo ou de cada empresa”, destaca o deputado.
Confira a entrevista completa com Tadeu Alencar no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Câmara de Pesqueira rejeita CPI contra prefeito e vereadores acusados de corrupção
Proposta para investigar suposto esquema de desvio de R$ 15,6 milhões teve...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comissão de Justiça da Alepe aprova pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo de Pernambuco
Projeto foi aprovado na CCLJ e ainda precisa passar por mais duas comissões...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mendonça Filho vai convidar ministro Ricardo Lewandowski para discussão da PEC da Segurança na CCJ
A PEC da Segurança Pública foi entregue ao Congresso pelo presidente Lula...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%
Raquel Lyra tem 26% no cenário estimulado; desaprovação da gestão...