Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Dia Internacional da Síndrome de Down: pessoas com trissomia do cromossomo 21 podem e têm o direito de votar

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Dos mais de 155 milhões de pessoas aptas a votarem no último pleito, menos de 1,4 milhão destas são pessoas com deficiência

Dos mais de 155 milhões de pessoas aptas a votarem no último pleito, menos de 1,4 milhão destas são pessoas com deficiência

Foto: Reprodução/TRE-PE

21/03/2023
    Compartilhe:

Nesta terça-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data para a celebração da vida das pessoas que vivem com essa alteração genética e conscientização da população neurotípica sobre os direitos deste grupo.

Para desmistificar preconceitos que podem existir em relação à síndrome, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforça que pessoas com down têm o direito garantido em lei a participarem do processo eleitoral.

Em Pernambuco, um dos exemplos é Bruno Ribeiro, de 30 anos, o primeiro turismólogo com Síndrome de Down do país, que vota desde os 16, quando tirou o primeiro título e começou a exercer o direito.

De acordo com as Estatísticas do Eleitorado, produzidas e organizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 155 milhões de pessoas aptas a votarem no último pleito, menos de 1,4 milhão destas são pessoas com deficiência. E apesar do TSE possuir essas estatísticas, PCDs estão agrupadas de forma genérica em cinco categorias, que são: deficiência de locomoção, deficiência visual, deficiência auditiva, dificuldade para o exercício do voto e outros.

A Síndrome de Down acontece quando o cromossomo 21 do código genético humano é um trio ao invés de uma dupla, o que é chamado pela ciência de trissomia do cromossomo 21, por isso que a data é comemorada no 21º dia do terceiro mês do ano.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook