Documentário “Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho é selecionado pelo Brasil para disputar o Oscar 2024
O filme retrata o Centro do Recife, revisitado através das grandes salas de cinema que marcaram a cidade no século passado.

Foto: G1
O documentário, "Retratos Fantasmas", do diretor pernambucano, Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Seleção, e anunciado pela Academia Brasileira de Cinema, nesta terça-feira (12).
A presidente da Comissão de Seleção, Ilda Santiago, afirmou: "Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido."
"Retratos Fantasmas", teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, na França, em maio deste ano. O filme retrata o Centro do Recife, revisitado através das grandes salas de cinema que marcaram a cidade no século passado.
A 96ª cerimônia do Oscar está marcada para 10 de março de 2024, em Los Angeles, Estados Unidos. A lista de indicados aos principais prêmios será revelada em 23 de janeiro do mesmo ano.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
São João de Petrolina: a tradição sertaneja que se reinventa na pluralidade
Em 2025, a expectativa é de que Petrolina receba cerca de 50 mil turistas...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Recife divulga programação completa do São João 2025; confira
As apresentações vão ocorrer nos polos do Sítio da Trindade, Avenida Rio...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
No Recife, MinC lança pacote de investimentos de R$ 300 milhões para impulsionar o audiovisual
Ministra Margareth Menezes conversou com a reportagem da CBN Recife
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Cine PE começa nesta segunda com programação gratuita; confira
Mais de 35 filmes serão exibidos no Cinema São Luiz e no Teatro do Parque
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Afroempreendedoras: a mãe negra dentro do mercado sustentável
Na busca de uma alternativa sustentável para substituir o uso das fraldas...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, ganha data de estreia no Brasil
Kleber Mendonça Filho ainda foi homenageado com a Medalha da Ordem do...