Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Eleitores têm até 19 de maio para regularizar título e evitar cancelamento


Por: REDAÇÃO Portal

Mais de 155 mil pessoas estão em situação irregular em Pernambuco e podem perder direitos civis caso não resolvam pendências eleitorais

05/05/2025
    Compartilhe:

Mais de 155 mil pessoas estão em situação irregular em Pernambuco e podem perder direitos civis caso não resolvam pendências eleitorais

Foto: Pedro Alves/G1

Eleitoras e eleitores que deixaram de votar por três turnos consecutivos, sem justificar a ausência nem pagar as multas, têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Em Pernambuco, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155.994 pessoas estão nessa condição e correm o risco de ter o título cancelado. A regularização pode ser feita online, pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, com pagamento das multas via Pix, boleto ou cartão.

A perda do título eleitoral acarreta diversas consequências, como a impossibilidade de votar, se candidatar, tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos e renovar matrícula em instituições de ensino. O cancelamento, no entanto, não se aplica a eleitores facultativos menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas não alfabetizadas, nem àqueles que apresentaram justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral ou possuem impedimentos físicos comprovados.

Para facilitar o atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou agendamento online para os serviços presenciais e inaugurou seis postos temporários em cidades como Jaboatão dos Guararapes, Toritama e Brejo da Madre de Deus. Nesses locais, também é possível realizar o cadastro biométrico, parte da campanha “Atualize”, que visa aumentar a segurança no processo de identificação durante as eleições.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook