Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Em assembleia, na Estação Recife, metroviários decidem se farão greve

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O movimento pretende pressionar o Governo Federal a recuar em relação à privatização da CBTU e garantir a recuperação do sistema

O movimento pretende pressionar o Governo Federal a recuar em relação à privatização da CBTU e garantir a recuperação do sistema

Foto: G1

19/04/2023
    Compartilhe:

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convocou, para a próxima quinta-feira, dia 20 de abril, uma Assembleia Geral da categoria que promete a decretação de greve no Metrô do Recife. O encontro será realizado em frente a Estação Recife, no centro da capital. O movimento pretende pressionar o Governo Federal a recuar em relação à privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e garantir a recuperação do sistema. 
De acordo com Luiz Soares, presidente do SindMetro/PE, a categoria está decepcionada com a inércia do governo Lula.

Durante a visita de Lula ao Recife, no mês passado, a categoria reclamou sobre a presença da estatal na lista de empresas para privatização. Recentemente o chefe do executivo retirou sete empresas do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e do Programa Nacional de Desestatização (PND), no entanto manteve a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que gere o Metrô do Recife. Luiz Soares, presidente do SindMetro/PE ainda destaca que o governo federal não recebeu a categoria para dialogar e que por isso, a greve será decretada.

No ano passado, Paulo Câmara, na época, governador de Pernambuco, recuou em relação à entrega do metrô à iniciativa privada. Recentemente, a CBTU trocou o comando da estatal Metrorec, no entanto, manteve a administração nas mãos da família Ferreira. 

Confira mais informações na reportagem de Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook