Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Em Ipojuca, movimentação nas praias foi tranquila neste sábado (20)


Por: REDAÇÃO Portal

Porto de Galinhas e as outras praias do município foram abertas para banho das 4h às 12h

Porto de Galinhas e as outras praias do município foram abertas para banho das 4h às 12h
20/06/2020
    Compartilhe:

Este sábado (20), primeiro dia de reabertura gradual das praias do município do Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, foi marcado pela orientação sobre as novas regras e um apelo para que a população e os visitantes respeitem o novo decreto municipal. Após a decisão do Governo do Estado em passar a responsabilidade da abertura das praias para os municípios, a Prefeitura do Ipojuca definiu a liberação do seu litoral em fases, sendo a primeira delas apenas para a prática de esportes individuais com o horário restrito das 4h ao meio-dia. Tudo ocorreu de forma tranquila de acordo com as câmeras de monitoramento da Secretaria de Defesa Social. Desde 6h30 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) e da Saúde orientavam os motoristas que chegavam ao município sobre a obrigatoriedade do uso da máscara incluindo a faixa de areia da praia e sobre a necessidade de respeitar o limite de permanência no litoral ipojucano que é até às 12h. A barreira sanitária seguiu até as 16h e também mediu a pressão dos motoristas e passageiros.

A secretaria de Turismo do Ipojuca, Carol Vasconcelos, realizou uma vistoria pela orla de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe e Maracaípe junto com a equipe de Salva Vidas da Secretaria de Defesa Social. Apesar do fluxo de pessoas ter sido pequeno, foi possível ver que algumas delas ainda não estavam cumprindo a determinação do uso da máscara na faixa de areia. A orientação neste caso foi feita por megafone para alcançar mais pessoas. O guarda-vida Júnior Selva, explicava a importância do distanciamento na prática esportiva, para quem estava no mar que não seriam permitidas aglomerações e que, nesta fase ainda não estava permitido a colocação de cadeira ou guarda-sol. “Lembrem que o decreto estabelece o uso de máscara na faixa de areia e que o mar está liberado para práticas esportivas individuais, mas somente de 4h às 12h. Vamos respeitar!”, anunciava. A exceção do uso da máscara é apenas para quem estiver dentro da água.

“A prefeita Célia Sales ontem foi clara ao dizer que só iremos passar para uma próxima fase se o monitoramento da Secretaria de Saúde não revelar aumento na nossa curva de contaminação do Coronavírus e se as pessoas respeitarem o horário estabelecido no decreto. Queremos que a população volte a usufruir da praia e que os turistas voltem, mas tem que ser respeitando as medidas sanitárias”, comentou a secretária de Turismo, Carol Vasconcelos. Na praia de Muro Alto, o médico Paulo Ristra estava aproveitando o primeiro dia para praticar kitesurf, após três meses sem a atividade. "Uma excelente iniciativa de abrir para os praticantes de esportes individuais, pois não temos contato com ninguém. Quando saio da água minha máscara já está na bolsa e é só colocar e ir embora", disse o profissional, que possui uma casa de veraneio no município e entende os perigos da transmissão da COVID-19.

O advogado Filipe Leite, morador do Recife, veio para Ipojuca apenas para surfar em Maracaípe neste sábado e ao meio dia, pontualmente, saiu do mar. “Eu cumpri a quarentena e não fui surfar nos últimos meses por causa da interdição das praias. Quando soube que aqui poderia surfar, vim, mas quando tocou a sirene, já saí. É importante respeitarmos as regras”, afirmou, o advogado. A pentacampeã brasileira de Surf e ipojucana, Atalanta Batista, comemorou a liberação do surf mesmo com o horário restrito. “Hoje o mar estava incrível, estou muito feliz com este retorno. Temos das 4h da manhã ao meio dia para surfar, queremos mais tempo, mas por enquanto é isso e vamos fazer a nossa parte”, disse Atalanta. Essa primeira fase segue até a próxima sexta-feira (26) de junho. Novas fases serão definidas a medida em que o município verificar o comportamento da curva de transmissão da doença com base nos dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook