Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Energia elétrica pesa e inflação chega a 0,96% em julho

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A energia elétrica está quase 8% mais cara

A energia elétrica está quase 8% mais cara

Foto: Reprodução/G1 Pará

11/08/2021
    Compartilhe:

Julho deste ano registrou a maior inflação para o mês nos últimos 19 anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo subiu 0,96%, praticamente o dobro de junho e o maior resultado desde 2002. No Grande Recife, a situação foi até pior. A alta de preços ficou em 0,97% superando a média nacional. O percentual foi puxado pelo aumento na conta de luz, que está na bandeira vermelha patamar 2, a tarifa mais cara do esquema de bandeiras. A energia elétrica está quase 8% mais cara.

A região metropolitana do Recife aparece com a quarta maior inflação entre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE. O Grande Recife ficou atrás apenas de Curitiba, que registrou 1,60% de aumento, Porto Alegre, com 1,23% e São Paulo, com 0,98%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a área que compreende a capital e cidades do entorno a inflação acumulada é de 9,43%, o sétimo menor índice entre os locais pesquisados. Mesmo assim, o percentual supera a média nacional, de 8,99%. Se considerado o acumulado do ano, a inflação avançou 5,14%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, oito registraram alta no mês passado.

Na capital, o preço do botijão de gás, que ficou 6,09% mais caro, também influenciou nos resultados de julho. A variação do preço do combustível, que registrou 5,38% de aumento, também impactou. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook