Ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti é enterrado em João Alfredo, Agreste de PE
Por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve velório. Mesmo com determinações para evitar uma reunião de pessoas no local, houve aglomeração em frente ao cemitério

Foto: TV Asa Branca
Sepultado na tarde desta quarta-feira (15) no cemitério da cidade de João Alfredo, no Agreste Pernambucano, o corpo do ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti. Ele morreu aos 89 anos, quando estava dormindo no apartamento onde morava no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Severino era diabético e sofreu uma queda em 2019 quando fraturou o fêmur e a bacia. O ex-Deputado federal cumpriu três mandatos: entre 1995 e 1999, 99 até 2003 e de 2003 até 2007. Sendo eleito em 2005, presidente da Câmara dos Deputados.
Mas no dia 21 de setembro de 2005 depois de muita pressão, ele renunciou o mandato por causa da denúncia de propina a um dos restaurantes da Câmara, no escândalo que ficou conhecido como "Mensalinho" onde, segundo as investigações, ele cobrava R$ 10 mil reais de propina ao dono do restaurante. A denúncia veio na mesma época do Mensalão.
Na presidência, ficou entre janeiro e setembro mas, foi muito contestado, principalmente depois das denúncias contra ele. Em um dos embates históricos ele teve a gestão questionada pelo ex-deputado Fernando Gabeira, a época no partido Verde.
Severino José Cavalcanti Ferreira também foi deputado estadual por sete mandatos entre 1967 e 1995. Também foi prefeito de João Alfredo por duas vezes, mas em 2012 precisou deixar a gestão da cidade natal, por que teve a candidatura impugnada pelo TRE, o Tribunal Regional Eleitoral com base na lei da ficha limpa. O governador de Pernambuco Paulo Câmara afirmou em nota que a morte de Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política do Estado. O presidente do Partido Progressista, PP, Eduardo da Fonte, última sigla que Severino era filiado, também divulgou nota lamentando a morte do político. Severino Cavalcanti deixa esposa, três filhos e netos.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Simplex: confira os números da nova rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco
Pesquisa foi realizada no dia 8 de junho, tem margem de erro de 3% e contém...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
STF começa a ouvir réus do núcleo 1 da trama golpista
Entre os interrogados nesta fase está o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5)
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Jô Cavalcanti é confirmada como pré-candidata ao Senado pelo PSOL em 2026
Escolha da vereadora do Recife foi unânime no diretório estadual, que...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Deputada anunciou ter deixado o Brasil na terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Cirilo Mota desiste de reeleição e apoia Osmar Ricardo na disputa pelo comando do PT Recife
Atual presidente defende unidade no partido; capital ainda conta com outros...